Continua após publicidade

Conheça 10 arquitetas e engenheiras negras para celebrar e se inspirar

Confira as carreiras de 10 profissionais negras que venceram os preconceitos e deixaram sua marca na arquitetura internacional

Por Ana Carolina Harada
Atualizado em 2 set 2020, 14h47 - Publicado em 1 set 2020, 18h37

Os trágicos acontecimentos recentes envolvendo as mortes de jovens negros, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, e os protestos que os sucederam, levantaram questões acerca da representatividade e do racismo em todas as esferas da sociedade. A arquitetura não se exclui do debate: dentre os grandes arquitetos laureados e louvados pelos livros de história, a maioria são homens e brancos.

Em uma pesquisa realizada online, no início de 2020, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) constatou numericamente tal racismo histórico. Do total de arquitetas e arquitetos ativos participantes do estudo, somente 4,33% se declararam negros e 13,81% pardos, em contraste com quase 80% de brancos. A desigualdade entre gênero também ficou clara, uma vez que os salários dos arquitetos brancos eram, em média, 13 vezes a maiores do que os das arquitetas negras.

Considerando o espírito de “accountability” (ou “tomada de responsabilidade”) do movimento Black Lives Matter, mas sobretudo prestando o mais que devido reconhecimento dessas mulheres pioneiras, confira uma lista celebrando arquitetas negras que fizeram e fazem história.

Continua após a publicidade

Leia mais sobre o tema em:
Representatividade importa: conheça 31 arquitetas negras, via ArchDaily: https://bit.ly/331jVFx
Pioneering Women of American Architecture: https://bit.ly/3bh0fkw
Arquitetas Invisíveis: https://bit.ly/3lHgFrl

 

Publicidade