Artboard Created with Sketch.

Casa para mulheres é construída junto da comunidade local no Marrocos

Novo projeto da BC Architects, a casa parte de uma premissa sustentável para usar de materiais naturais da região

 (Thomas Noceto/CASACOR)

O escritório BC Architects & Studies encabeça o desenho de uma casa para mulheres no Marrocos, construída com a ajuda das moradoras e dos trabalhadores da vila Ouled Merzoug. Com uma premissa sustentável, o projeto faz uso de materiais locais e regenerativos, além de alternar técnicas construtivas tradicionais e contemporâneas, minimizando o lixo residual.

 (Thomas Noceto/CASACOR)

O local para encontros, trabalhos e estudos foi construído no centro da vila, sobre um terreno íngreme. Para a área externa, foi usado um acabamento com rochas de granito, escavados ali mesmo na região. Outros materiais naturais foram usados na estrutura do projeto, como o teto, feito de junco, e as paredes e os pisos, onde foram utilizadas diferentes misturas de terra, areia, cal e palha.

O primeiro ambiente se constitui em um local de encontros, uma área central que conecta os dois volumes da casa: o espaço de trabalho, que funciona como um ateliê para as mulheres, e uma casa de panificação compartilhada chamada “boulangerie commune”. No ateliê, são desenvolvidas atividades de ensino, encontros e costuras, enquanto no boulangerie as mulheres podem compartilhar refeições, cozinhar e vender seus produtos.

 (Thomas Noceto/CASACOR)

As portas e vigas de eucalipto foram feitas por marceneiros locais, enquanto as lâmpadas do exterior e os objetos de cerâmica foram produzidos em conjunto, em uma oficina em cerâmica.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.