Compartilhar: bicicletas sem estações são novidade em São Paulo

Serviço de compartilhamento de bicicletas estreou na capital no dia 2 de agosto. Saiba mais sobre a proposta:

Por Evelyn Nogueira Atualizado em 18 fev 2020, 07h44 - Publicado em 3 ago 2018, 16h04
Reprodução @yellow.us/CASACOR

Na última quinta-feira, 2 de agosto, 500 bicicletas da Yellow foram disponibilizadas em São Paulo para o uso público. Distribuídas pelas regiões da Faria Lima e Vila Olímpia, as amarelinhas não tem estações fixas e podem ser retiradas e estacionadas em qualquer lugar da cidade.

Bicicleta Yellow Reprodução/CASACOR

As bikes serão monitoradas por GPS e funcionam com um sistema de auto trava, podendo ser liberadas pelo usuário no próprio aplicativo da Yellow. Este é o primeiro serviço de compartilhamento de bicicletas em São Paulo.

Reprodução @thomascwang/CASACOR

A empresa disponibilizará bicicletas na cidade de forma gradual. Será cobrado R$1 para quinze minutos de uso e R$2 para 25 minutos. A partir do dia 16 deste mês, a Yellow disponibilizará 1,5 mil bicicletas por dia, até ter um número total de 20 mil na capital paulista. Até 2019, a empresa pretende disponibilizar 100 mil bikes.

Bikes disponibilizadas em São Paulo Reprodução/CASACOR

A operação é uma parceria da marca com a Prefeitura de São Paulo. A empresa será a responsável por tirar as bicicletas estacionadas em locais inapropriados. O sistema inteligente desperta um apito toda vez que a bike é tocada, e a Yellow consegue identificar se ela está sendo pedalada ou carregada em um carro.

Além de ser uma opção eco-friendly para quem quer diminuir a emissão de carbono em seu trajeto do dia a dia, a montagem das bikes Yellow também é pensada de forma sustentável. Ela é feita de alumínio, ao invés de aço, diminuindo significativamente o valor em reciclagem, e tem elementos que diminuem sua danificação e corrosão causadas pela chuva. O pneu não murcha e a corrente não precisa de lubrificação. Além disso, o cadeado – que é destravado pelo aplicativo no início do trajeto, e travado manualmente pelo ciclista ao fim dele – é alimentado por um painel solar.

https://www.instagram.com/p/BliyoiwBXv-/

Durante a CASACOR São Paulo 2018, a Casa Sustentável tinha uma bike Yellow exposta na varanda. Confira na galeria abaixo outros ambientes que optaram por usar bikes em sua decoração.

 

Continua após a publicidade
Publicidade