A iluminação enaltece o décor dos ambientes da CASACOR Brasília 2018
Os profissionais da mostra usaram os recursos de iluminação para valorizar suas criações e também para construir atmosferas mais aconchegantes
A luz é um elemento fundamental em qualquer composição estética. A temperatura das lâmpadas ou os espaços para que a luz natural possa entrar ajudam a construir atmosferas específicas para cada tipo de ambiente. Na CASACOR Brasília 2018, os profissionais exploraram diversos recursos de iluminação.
No Jardim do Jornalista, Mara Rubia Magalhães optou por luminárias esféricas penduradas no pergolado e em postes. A delicadeza das curvas dialoga com a leveza das cadeiras suspensas. Por se tratar de um espaço externo, a intensidade do brilho é maior, permitindo que o visitante contemple o paisagismo mesmo de noite.
A Varanda Gourmet dispõe de vários pontos de luz além das principais, no teto, como a luminária Coluna Flyte, para leitura. A automatização possibilita o controle da intensidade do brilho por comando de voz, ou aplicativo, o que dá ao ocupante uma ampla gama de tipos de iluminação, dependendo do momento do dia ou da ocasião.
–O arquiteto Elder Galvão faz da luz uma parte da decoração de seu ambiente, a Varanda do Florista. Peças de designers brasileiros, a exemplo a Bubble de Tiago Curioni e a luminária Peso de Danilo Guerra marcam presença. O projeto luminotécnico foi pensado exclusivamente para o exterior e valoriza os arcos da construção original, de Oscar Niemeyer, e também a natureza do entorno.
Já o Espaço Feito à Mão/SEBRAE, assinado por Julyanne Alves e Aline Ferreira, recebeu um projeto luminotécnico especial, produzido pela lighting designer Sayuri Morinishi. “Em conversa com as arquitetas, decidimos utilizar uma iluminação mais quente para criar um conforto visual e trazer aconchego ao espaço”, explica Sayuri. Nos pendentes as lâmpadas de filamento de carbono permitem a dimerização do espaço e proporcionam a integração do visitante com o local.
SERVIÇO CASACOR Brasília 2018
QUANDO?
De 12 de setembro a 30 de outubro de 2018
Terça a sexta-feira das 15h às 22h
Sábado, domingo e feriados das 12h às 22h
ONDE?
Antiga Casa da Manchete – Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 1, número 975
QUANTO?
Entrada inteira: R$ 50
Meia-entrada: R$ 25
Clique aqui e adquira seu ingresso online!