Natureza e poesia concreta em 39 projetos na CASACOR Brasília 2018

O conceito A Casa Viva inspira projetos sustentáveis e potencializa o apelo de belezas e texturas naturais na 27ª edição da mostra, até 30 de outubro

Por Luciana Andrade - Atualizado em 18 fev 2020, 07h42 - Publicado em 12 set 2018, 08h00

Impossível escapar às curvas de Oscar Niemeyer na capital federal. A cada edição, a CASACOR Brasília revela como o modernismo dos anos 1950 e 1960, não apenas conserva seu fôlego, mas surpreende por suas possibilidades de se renovar. Nesta edição, a sede é uma atração a parte, localizada na Casa da Manchete – uma edificação emblemática com projeto de Niemeyer, no Setor de Indústria Gráficas (SIG).

Construída em 1978, abrigava a sede em Brasília da extinta revista e TV Manchete, mas permaneceu abandonada após o fim do grupo de comunicação, até ser adquirida pelo Grupo Paulo Octavio. A casa é organizada em três alas em torno de um pátio central, formando uma planta em “U”, entremeada com jardins. Agora, é ressignificada com as inovações dos 39 ambientes assinados por cerca de 60 profissionais, em 5 mil m².

O tema de 2018, A Casa Viva, permeia todos os espaços. Tanto porque os ambientes estão mais voltados à convivência e à celebração, quanto pela relevância que o natural assume em cada cena. A aridez do clima de Brasília se converte em inspiração para texturas cruas e ásperas – aliás, o chapisco está com tudo. Couro, cordas, palha, metal e pedras também conquistam com sua beleza em estado bruto. Sem contar as tonalidades quentes e vibrantes que remetem ao cerrado, em contraponto com os verdes e turquesas que lembram o infinito céu de Brasília.

Mas é o concreto um dos principais elementos. Ele expõe a autenticidade das estruturas, cria mobiliários sólidos e é um material que encontra no tempo um aliado, assim como o modernismo e as obras de Oscar Niemeyer. É com esse olhar entre a reverência e a inovação que CASACOR Brasília abre suas portas. Confira!

SERVIÇO CASACOR Brasília 2018

QUANDO?

De 12 de setembro a 30 de outubro de 2018

Continua após a publicidade

Terça a sexta-feira das 15h às 22h

Sábado, domingo e feriados das 12h às 22h

ONDE?

Antiga Casa da Manchete – Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 1, número 975

QUANTO?

Entrada inteira: R$ 50

Meia-entrada: R$ 25

Compre online clicando aqui!

*Crianças menores de 12 anos não pagam

Continua após a publicidade
Publicidade