Artboard Created with Sketch.

O que esperar da 17ª edição da Miami Art Basel

Um dos eventos mais esperados do ano, ocorrerá entre os dias 6 e 9 de dezembro, no novo Centro de Convenções de Miami Beach

O Centro de Convenções de Miami Beach está sendo redesenhado em um novo complexo, que leva a assinatura do escritório Fentress Architects em parceria com a Arquitectonica. O projeto ganha uma fachada ondulada, inspirada nas curvas das ondas, das arraias e recifes de corais.

O Centro de Convenções de Miami Beach está sendo redesenhado em um novo complexo, que leva a assinatura do escritório Fentress Architects em parceria com a Arquitectonica. O projeto ganha uma fachada ondulada, inspirada nas curvas das ondas, das arraias e recifes de corais. (Divulgação/CASACOR)

Depois da Milan Design Week, um dos eventos mais esperados – e que fecha o ano com chave de ouro – é a Miami Art Basel. Pessoas de todo o mundo migram para a badalada praia da Flórida, com o intuito de conhecer novos profissionais, inovadoras e ousadas criações e tendências da arte.

O artista londrino Banksy recebe uma atenção bem merecida com a exposição itinerante “The Art of Banksy”, no The Factory at Magic City Studios. Estreando na Miami Art Basel, a mostra de dois meses apresenta 80 trabalhos originais, incluindo uma cópia da icônica Girl With Balloon de 2002 . Steve Lazarides, ex-agente de Banksy, é curador da exposição.

O artista londrino Banksy recebe uma atenção bem merecida com a exposição itinerante “The Art of Banksy”, no The Factory at Magic City Studios. Estreando na Miami Art Basel, a mostra de dois meses apresenta 80 trabalhos originais, incluindo uma cópia da icônica Girl With Balloon de 2002 . Steve Lazarides, ex-agente de Banksy, é curador da exposição. (Reprodução/CASACOR)

Em sua 17ª edição, a Miami Art Basel terá 268 galerias e 29 novos participantes de 35 países das Américas, Europa, África e Oriente Médio, que mostram obras de mais de 4.000 artistas. O evento ocorrerá entre os dias 6 e 9 de dezembro, no novo Centro de Convenções de Miami Beach. A principal seção de galerias apresentará 198 nomes com 12 novos profissionais, mostrando uma mistura de pinturas, esculturas, desenhos, instalações, fotografias, vídeos e obras digitais.

Obra de Marcelo Moscheta que estará exposta na Miami Art Basel 2018.

Obra de Marcelo Moscheta que estará exposta na Miami Art Basel 2018. (Reprodução/CASACOR)

Os brasileiros marcam presença, com 14 renomes do país. Dentre eles, os paulistanos Luisa Strina, Nara Roesler, Casa Triângulo, Forte D’Aloia & Gabriel e Vermelho, Bergamin & Gomide e Dan, Mendes Wood DM e Jaqueline Martins. Há também os cariocas A Gentil Carioca, Silvia Cintra + Box 4 e Anita Schwartz. Para fechar o circuito, de Curitiba estarão a Sim e a Simões de Assis.

No Frost Art’s Sculpture Park, os visitantes podem desfrutar de um café da manhã gratuito e apreciar uma apresentação esclarecedora da escultora Elizabeth Turk. Conhecida por criar intrincadas obras de mármore, a palestra de Turk é seguida por visitas guiadas pelo parque e exposições.

No Frost Art’s Sculpture Park, os visitantes podem desfrutar de um café da manhã gratuito e apreciar uma apresentação esclarecedora da escultora Elizabeth Turk. Conhecida por criar intrincadas obras de mármore, a palestra de Turk é seguida por visitas guiadas pelo parque e exposições. (Reprodução/CASACOR)

Para conferir todas as galerias participantes, clique aqui!

A escultura de fibra de vidro Clementia, do artista britânico-nigeriano Yinka Shonibare, é pintada à mão com 
padrão Batik e rodapé em aço. Estará na Goodman Gallery.

A escultura de fibra de vidro Clementia, do artista britânico-nigeriano Yinka Shonibare, é pintada à mão com 
padrão Batik e rodapé em aço. Estará na Goodman Gallery. (Divulgação/CASACOR)

Neste ano, o foco será para as artes do Oriente Médio e da África. A galeria Sfeir-Semler, com sede em Hamburgo e Beirute, apresentará obras de mídia mista dos artistas libaneses Etel Adnan, Walid Raad e Rayyane Tabet, do egípcio Wael Shawky e do marroquino Yto Barrada. “Como defendemos a arte do mundo árabe, tentamos criar insights especialmente para um público que talvez não esteja tão familiarizado com as histórias sócio-geográficas e políticas e as situações atuais da região”, diz Sven Christian Schuch, diretor da Sfeir-Semler.

Aquarela e guache sobre papel pelas mãos do artista MARWAN, estará na Galeria Sfeir-Semler.

Aquarela e guache sobre papel pelas mãos do artista MARWAN, estará na Galeria Sfeir-Semler. (Divulgação/CASACOR)

A Miami Art Basel surgiu em 2002, sendo uma vertente da Art Basel, fundada em 1979 na cidade suíça de Basel, por um trio de galeristas suíços: Ernst Beyeler, Trudi Bruckner e Balz Hilt. Ao longo dos anos, a cidade tornou-se um importante destino artístico, com uma galeria vibrante, museus de vanguarda e arte de rua de primeira classe.

Para promulgar mudanças positivas e duradouras em uma sociedade, o Superflex Studio, um coletivo de artistas dinamarqueses, traz esse ponto de vista para Miami na exposição “We Are All In the Same Boat”, no Miami Dade College’s Museum of Art + Design. Com curadoria de Jacob Fabricius, a exposição possui 11 obras, sendo uma delas o curta-metragem de 2009, Flooded McDonalds, que faz referência à realidade futura de Miami.

Para promulgar mudanças positivas e duradouras em uma sociedade, o Superflex Studio, um coletivo de artistas dinamarqueses, traz esse ponto de vista para Miami na exposição “We Are All In the Same Boat”, no Miami Dade College’s Museum of Art + Design. Com curadoria de Jacob Fabricius, a exposição possui 11 obras, sendo uma delas o curta-metragem de 2009, Flooded McDonalds, que faz referência à realidade futura de Miami. (Reprodução/CASACOR)

 

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.