6 nomes do design francês para ficar de olho em 2020

Nomeados por uma curadoria da MAISON & OBJET, os profissionais trazem a preocupação ecológica e o gosto pelo artesanato como denominadores comuns

Por Redação Atualizado em 17 fev 2020, 16h27 - Publicado em 9 jan 2020, 11h06
Divulgação/CASACOR

Em cada uma de suas edições, a MAISON & OBJET – feira internacional de design, decoração e estilo de vida sediada em Paris –, seleciona e dá visibilidade a uma nova geração de talentos do design que merecem ficar no nosso radar. Os destaques deste ano emergem da vibrante cena do design francês.

Dos Rising Talents, fazem parte cinco designers individuais e uma dupla, todos residentes em Paris. A M&O, que completa 25 anos, acreditou ser uma oportunidade ideal “para retornar às raízes e pesquisar o melhor de talento da nossa casa”, conta Philippe Brocart, Diretor Geral da SAFI, empresa que organiza a feira.

Nos trabalhos dos designers em ascensão, muitas referências se cruzam. As questões ecológicas pautam o desejo de Adrien Garcia de criar objetos duráveis que possam ser passados para as gerações futuras, mas também concebe os projetos inovadores em redução de energia da Natacha & Sacha. Também compartilha do mesmo interesse Wendy Andreu, que trabalha em moldes para gerar desperdício mínimo.

 

Para René-Jacques Mayer, diretor da École Camondo e membro do júri votante, atualmente existem duas principais tendências no cenário jovem do design francês. A primeira é que os designers estão desenvolvendo laços mais fortes com o artesanato. “Eles se identificam menos com produtos industriais do que com objetos produzidos em escala limitada”. Além disso, as peças estão infundidas de usos práticos, voltados para resolver problemas reais. “Eles não estão mais interessados em simplesmente projetar uma cadeira, mas desenvolvem projetos que buscam um envolvimento social”.

O trabalho dos talentos do ano serão destacados na próxima edição da MAISON & OBJET, que acontece de 17 a 21 de janeiro no centro de exposições no Paris Nord Villepinte.

 

Continua após a publicidade
Publicidade