Muxarabis se mantêm como queridinhos dos arquitetos. Veja projetos!

Essenciais para permear a passagem de luz e ventilação em um ambiente, os muxarabis são perfeitos para estabelecer um diálogo entre interior e exterior

Por Redação, Yeska Coelho Atualizado em 23 abr 2021, 17h27 - Publicado em 20 abr 2021, 08h08

São muitos nomes para descrever este elemento arquitetônico – muxarabis, brises, cobogós, apenas para citar alguns. Apesar de apresentar diferenças entre si, todos estes termos cumprem essencialmente a mesma função: permear a passagem de luz em um ambiente, ao mesmo tempo em que permitem a ventilação natural constante e controlam as altas temperaturas. Feitos em sua maioria no formato de treliça de madeira, os painéis de muxarabis possuem uma aplicação simples e limpa, já que, diferente dos cobogós, não demandam o uso de argamassa.

Muito procurado por arquitetos e designers, os muxarabis são perfeitos para estabelecer um diálogo entre interior e exterior, integrando a natureza à decoração. Nas mostras da CASACOR, os profissionais procuraram não só oferecer conforto aos visitantes, como também usaram os elementos vazados para conferir uma aparência única à arquitetura.

O que é muxarabi?

 

Casa na Árvore Renault. Suíte Arquitetos - CASACOR São Paulo 2018

Fruto da colonização de Portugal no Brasil, esse clássico da arquitetura Árabe chegou ao país há muitos anos. Trata-se de uma estrutura feita com treliças em madeira (na maior parte dos casos) super iluminada, pois seus espaços vazados permitem maior incidência da luz do sol.

Continua após a publicidade

Casa Recanto do Colecionador com muxarabi na construção. MF Arquitetos - CASACOR Franca 2017

Um grande diferencial do muxarabi é que quem está dentro pode ver o ambiente externo, mas quem está de fora não consegue enxergar o lado de dentro, o que confere aos moradores maior privacidade.

sala de estar com muxarabi

Outro grande pilar que sustenta os muxarabis é a ventilação. Essas construções costumam ter uma arquitetura que preza pela circulação do ar no ambiente, e por isso, são mais frescas e aconchegantes.

Leia também:

Continua após a publicidade
Publicidade