Nendo assina design de interiores da loja Shiseido em Tokyo

A marca japonesa de cosméticos existe desde 1872 e a sede em Ginza tem quatro andares

Por Ana Carolina Harada Atualizado em 18 fev 2020, 07h54 - Publicado em 2 mar 2018, 16h53
Takumi Ota, Keta Tamamura, Akihiro Yoshida/CASACOR

O que a construção de ambientes tem a ver com maquiagem? O estúdio Nendo mostrou que essas atividades têm muito em comum ao projetar o design de interiores da loja da marca de cosméticos Shiseido, em Ginza, Tokyo.

Takumi Ota, Keta Tamamura, Akihiro Yoshida/CASACOR

O conceito central da reforma era “aplicar maquiagem” na loja, explorando as analogias entre os processos. Na maquiagem, o primeiro passo é aplicar a base, na construção é a aplicação do manto. Em seguida, aplica-se as camadas de cor e batom para maquiagem, na construção, a tinta.

Takumi Ota, Keta Tamamura, Akihiro Yoshida/CASACOR

O projeto é cheio de detalhes e toques minuciosos. Óleo de Camélia (flor que é a marca da Shiseido desde 1915) foi aplicado nas superfícies de madeira. Os profissionais aplicaram sombra de olhos nas paredes para conseguir um acabamento similar ao mármore e misturaram esmalte na tinta utilizada no teto. Camélia aparece novamente nos padrões estampados, em forma de silhueta, junto com padrões inspirados em técnicas tradicionais de dobradura.

Takumi Ota, Keta Tamamura, Akihiro Yoshida/CASACOR

A Shiseido é a maior empresa de cosméticos do Japão, criada em 1872. A loja em Tokyo possui quatro andares, cada um para determinados serviços e funções: a venda de cosméticos é feita no térreo; o 1º andar abriga um salão de cuidado de pele; no 2º andar funciona um salão de maquiagem e cabelo e no 3º há espaços privados para eventos.

Takumi Ota, Keta Tamamura, Akihiro Yoshida/CASACOR
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