Hotel funciona como galeria de arte com 26 quartos todos diferentes

Cada quarto do BnB Hotel em Tóquio possui móveis, paredes e piso assinados por artistas plásticos

Por Nádia Sayuri Kaku Atualizado em 25 fev 2021, 15h12 - Publicado em 23 fev 2021, 09h00

Localizado na descolada vizinhança de Nihonbashi, em Tóquio (Japão), o BnB Wall tem inauguração prevista para o mês de abril e traz como conceito uma mescla de galeria de arte e hotel: nos últimos dois anos, cada artista convidado criou seu próprio quarto a partir do zero – sua visão de mundo aparece nos pisos, paredes, tetos e móveis. Foram 23 autores que assinam 26 quartos, todos temáticos e diferentes entre si. Confira algumas das suítes abaixo:

O mundo depois de cinco minutos

Hotel ou galeria de arte - Imagem do quarto the World After Five Minutes assinado por Youta Matsouka, no quarto os móveis e as cores são neutros e aconchegantes
Reprodução bnawall.com/CASACOR

No quarto “The World After Five Minutes”, assinado por Youta Matsuoka (também conhecido como Jonjon Green), os móveis e as cores são neutros e aconchegantes. Mas, tudo muda quando você olha para o quadro na parede: o mesmo ambiente que você está é ali representado de uma forma caótica, repleto de respingos de tintas e cores. A ideia é mostrar que a vida cotidiana pode mudar a qualquer momento.

Paredes randômicas

Hotel ou galeria de arte - Quarto PlayWall, do hotel BnB Wall, localizado em Tóquio, Japão
Tomooki Kengaku/CASACOR

Assinado por Bien, o “Play Wall/Room” é composto por paredes com materiais e padrões aleatórios. Para o artista, o espaço é uma espécie de ficção criada por colagens, bases originais da construção expostas e até partes comidas por vermes. Para criar unidade, os móveis são vintage.

Cores e meditação

Hotel ou galeria de arte - Quarto Float, do hotel BnB Wall, localizado em Tóquio, Japão
Tomooki Kengaku/CASACOR

O “Float”, de Yoshirotten, é uma suíte voltada para a meditação. Possui uma parede curva, uma mesa com cristais e uma cama aconchegante. Por meio de um controlador, é possível mudar a cor da luz e o som de todo o ambiente.

Dentro do iglu

Hotel ou galeria de arte - Quarto Hyobou, do hotel BnB Wall, localizado em Tóquio, Japão
Tomooki Kengaku/CASACOR

No “Hyoubou”, que significa algo como calota de gelo, todo o piso é coberto com resina e o espaço é unificado com materiais brancos e transparentes. A iluminação indireta ajuda a criar um mundo de gelo, complementado por uma estrutura transparente que imita um iglu e engloba a cama.

Continua após a publicidade

Guerra de sushis

Hotel ou galeria de arte - Quarto Sushi wars, do hotel BnB Wall, localizado em Tóquio, Japão
Tomooki Kengaku/CASACOR

Com o simpático nome de “Sushi Wars”, este quarto possui um estilo irreverente e meio surrealista: cores fortes, uma pista de dança, papel alumínio e um globo de luz compõem o espaço caótico. O ambiente é assinado por Maki Watanabe.

Para os amantes de jogos

Hotel ou galeria de arte - Quarto Sushi wars, do hotel BnB Wall, localizado em Tóquio, Japão
Tomooki Kengaku/CASACOR

Cestas de basquete, tabuleiro de damas, pista de corrida. Há um pouco de tudo no quarto “Hardcore Game Room”, assinado por magma e que tem como intuito oferecer peças de design divertido que podem ser somente decoração ou itens para quem quer jogar de verdade.

Vestígios da cidade

Hotel ou galeria de arte - Quarto Daytime's Dream, do hotel BnB Wall, localizado em Tóquio, Japão
Tomooki Kengaku/CASACOR

A memória das ruas de Tóquio permeia a suíte “hiru ga mita yume – daytime’s daydream” -, de Everyday Holiday Squad. Os ladrilhos no chão possuem marcas que são digitalizações 3D de vestígios encontrados na cidade, como decorações de lojas, pegadas de gatos e texturas de superfícies. Objetos urbanos, como máquinas automáticas de vendas e lixeiras de ruas, também aparecem por aqui.

Galeria de arte 24h

Hotel ou galeria de arte - Hall do hotel Bnb Wall. localizado em Tóquio, Japão
Reprodução bnawall.com/CASACOR

O BnB também funciona como um local de produção de arte: no estúdio localizado no subsolo, que pode ser visto do lobby por meio de uma parede de vidro, é possível observar a rotina dos artistas. É ali que são produzidas diversas peças e grandes murais e o público pode acompanhar cada passo. No hall também há um café e um bar, ou seja, mesmo quem não for hóspede pode visitar o estabelecimento e apreciar as obras.

Hotel ou galeria de arte - Hall do hotel Bnb Wall. localizado em Tóquio, Japão
Reprodução bnawall.com/CASACOR

Quem opta por se hospedar no BnB também contribui para o trabalho dos artistas. Uma parte da taxa de acomodação é destinada ao autor do quarto, num sistema de mecenas. As reservas podem ser feitas pelo site oficial: https://bnawall.com/stay_with_us/

Hotel ou galeria de arte - Fachada do hotel Bnb Wall. localizado em Tóquio, Japão
Reprodução bnawall.com/CASACOR
Continua após a publicidade
Publicidade