Continua após publicidade

3 maneiras de criar espaços multifuncionais dentro de casa

Cômodos integrados aumentam a sensação de bem-estar e dão amplitude a ambientes pequenos com soluções criativas

Por Redação
5 mar 2022, 10h00
Casa dos Pássaros - Tufi Mousse. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2021.
Casa dos Pássaros – Tufi Mousse. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2021. (Lio Simas/CASACOR)

Espaços com mais de uma função dentro de casa deixaram de ser tendências e viraram realidade. A integração dos cômodos de um imóvel a partir de ideias criativas ganha ainda mais importância em ambientes pequenos

Publicidade

Segundo o Sindicato da Habitação (Secovi), 75% dos prédios residenciais lançados entre janeiro de 2020 a agosto de 2021 em São Paulo são de espaços como estúdios, lofts e até quarto e sala.

Publicidade

Os espaços multifuncionais incentivam diversas funções em um mesmo espaço sem parecer algo bagunçado – seja para quem mora em apartamentos reduzidos ou para quem tem busca uma melhor conexão entre os cômodos. Dentro desse conceito é possível fazer com que a varanda seja uma extensão da sala, ou então a cozinha se anexe à sala de jantar, por exemplo.

Como unificar e separar os ambientes?

 

Publicidade
loft-pra-perto-do-mar-juliana-pipi-santa-catarina-florianópolis-2019-mariana-boro
Loft Pra Perto do Mar, de Juliana Pippi. Ambiente da CASACOR Santa Catarina 2019. (Mariana Boro/CASACOR)

Uma das fórmulas para criar um espaço multifuncional é elaborar elementos sutis que funcionem tanto para dar um clima de união dos cômodos quanto para dividir ambientes. Por exemplo, painéis vazados em MDF funcionam como divisórias e são ótimas sugestões para essas integrações, levando beleza e modernidade ao ambiente.

Apartamento por Cacau Ribeiro, do elenco CASACOR

Publicidade

Já a colocação de luz central – incidindo sobre a sala de estar e a cozinha, por exemplo – traz sensação de integração. Prateleiras, gaveteiros ou bancadas cortando dois ambientes também colaboram na sensação de unificação.

Continua após a publicidade

Abaixo, separamos 3 maneiras de integrar os ambientes dentro de casa!

Publicidade

Varanda integrada com sala

 

Publicidade

apartamento; varanda integrada

Publicidade

Aquele corredor da varanda pouco aproveitado pode ganhar novo sentido caso se torne um prolongamento da sala. Essa proposta traz uma sensação de ambiente mais amplo. 

Continua após a publicidade

Apartamento assinado por Ticiane Lima

Aqui vai um segredinho para promover a integração natural: unifique os pisos dos dois ambientes para dar amplitude e evitar tropeços, principalmente em áreas pequenas.

Cozinha conectada com a sala

 

Publicidade
Ary Polis Jacobs, Bianca Moraes e Renan Mutao - Loft com Varanda. Ambiente da CASACOR Paraná 2021.
Ary Polis Jacobs, Bianca Moraes e Renan Mutao – Loft com Varanda. Ambiente da CASACOR Paraná 2021. (Eduardo Macarios/CASACOR)

Uma cozinha pequena pode ganhar uma ótima amplitude quando se encontra com a sala. Essa redefinição do layout pode ter como inspiração a cozinha americana, que usa apenas meia parede ou uma bancada para promover a separação com a sala.

A vista para a praia do Leme é o pano de fundo deste apartamento de 180 m²

A bancada que separa a cozinha da sala também pode ganhar um visual customizado, combinando cores para fazer uma melhor integração entre os dois ambientes. Esse ornamento da bancada gera uma divisória natural e suave dos espaços, que é a proposta do espaço multifuncional.

Espaço do home-office

EFC Arquitetura - Espaço Soleil Home Office. Ambiente da CASACOR Ribeirão Preto 2021.
EFC Arquitetura – Espaço Soleil Home Office. Ambiente da CASACOR Ribeirão Preto 2021. (Felipe Araujo/CASACOR)

Alternativa de trabalho que se intensificou no período da quarentena, o home office veio para ficar! Uma ótima dica para seu home office integrado é criá-lo próximo a uma janela com boa entrada de luz, seja no quarto, na sala ou até na varanda integrada. 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade