Delicadas e flutuantes, conheça a história das luminárias Nelson Bubble

Criadas em 1952 por George Nelson, as luminárias contam com silhuetas esféricas e dão um toque de suavidade aos espaços internos

Por Redação Atualizado em 3 mar 2022, 09h54 - Publicado em 3 mar 2022, 15h00
Nelson Bubble George Nelson Luminária História
Divulgação/CASACOR

George Nelson foi um designer influente que atuou durante o século XX e teve um papel primordial na definição do modernismo como o conhecemos hoje. O designer desenvolveu uma série de produtos ao longo dos anos – de peças de mobiliário até itens decorativos como relógios e bandejas –, mas a coleção de luminárias Nelson Bubble foi a que mais agregou à sua popularidade. Feita com fios de aço sob tensão pulverizados com verniz resinoso e uma camada fina de plástico, a luminária atemporal se destacou por sua estrutura única com baixos custos de produção.

Nelson Bubble George Nelson Luminária História
Divulgação/CASACOR

A coleção foi inspirada em um conjunto de luminárias encontradas pelo designer na Suécia. Com revestimento em seda, as luminárias tinham uma produção difícil e cara. Nelson então se deparou com uma referência aparentemente sem relação, mas que logo levou a uma ideia intuitiva. Recorda ele: “uma foto do New York Times de algumas semanas antes mostrava os navios Liberty sendo colocados fora de serviço com uma rede e, em seguida, a pulverização da mesma com um plástico que se entrelaçava sozinho“.

Nelson decidiu localizar o fabricante desse plástico resinoso e foi aí onde teve início a fabricação das luminárias balão.

Continua após a publicidade

Nelson Bubble George Nelson Luminária História
Divulgação/CASACOR

O primeiro protótipo da luminária foi projetado em questão de dois dias. O designer se baseou em formas elementares e orgânicas ao montar variações da peça, como o Pendente Apple Bubble, a Arandela Pear, a Luminária de Mesa Lotus e o Pendente Saucer.

A combinação entre as linhas cruzadas da estrutura e pulverização de plástico branco translúcido possibilitou uma iluminação bastante suave com contorno encantador e marcante, que transfere à decoração uma delicadeza característica de seu aspecto flutuante.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade