Artboard Created with Sketch.

CASACOR MG 2019: 59 ambientes compõem paisagem com sotaque modernista

A mostra chega à 25ª edição e abre suas portas de 3 de setembro a 13 de outubro, com ambientes assinados por 94 profissionais

Minas Gerais tem tudo a ver com hospitalidade, arte, natureza, boa mesa e um sotaque irresistível. A estas tradições, soma-se um patrimônio histórico, arquitetônico e paisagístico dos mais relevantes. Estes e outros atrativos estão presentes de corpo e alma nos 59 espaços da CASACOR Minas Gerais, que celebra sua 25ª edição em grande estilo. No total, 94 profissionais de arquitetura, interiores e paisagismo participam.

Em 2019, a sede escolhida é o célebre Palácio das Mangabeiras, inaugurado em 1955 para ser residência oficial dos governadores de Minas Gerais. Seu projeto inicial é de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, com jardins planejados pelo paisagista Roberto Burle Marx. O conjunto tombado fica aos pés da Serra do Curral, que protagoniza a paisagem que abraça os ambientes.

Simples e acolhedora

Quantas histórias já foram contadas naqueles jardins e cômodos? Lugar de grandes eventos, encontros e recepções, o Palácio recebe os 59 ambientes de CASACOR Minas Gerais para trazer novas narrativas. Sem deixar de valorizar detalhes restaurados, como as paredes revestidas em pinho de Riga e o piso em tacos de peroba. O design nacional valoriza cada cenário, de Jorge Zalszupin a Sergio Rodrigues, na companhia de nomes internacionais como Ferrucio Laviani, Flos, Vitra.

A simplicidade – que por vezes pende para o minimalismo – orienta vários projetos e reforça a importância do bom traço e de escolhas precisas. Texturas acolhedoras e naturais criam espaços com vocação para receber, como a madeira, os tecidos de linho e o couro. Materiais locais, como a pedra sabão, não poderiam faltar. Ideias sustentáveis surgem a todo momento, como o onipresente ecogranito, os equipamentos que economizam água e as práticas construtivas mais secas e limpas.

Natureza e tropicalismo

Casas que flutuam na paisagem e se mimetizam com a floresta de eucaliptos também chamam a atenção para a presença-ausência das transparências. A conexão permanente entre paisagismo e arquitetura é fundamental nesta edição, em que o trabalho de Burle Marx é recriado e reverenciado de tantas formas, no tropicalismo e nas espécies brasileiras.

Nesta edição, a tradição e a cultura contidas no Palácio das Mangabeiras e em Minas dialogam com traços da cultura contemporânea em tempos globais, e isso é o que garante uma das mais emblemáticas CASACOR Minas Gerais.

 

CASACOR Minas Gerais 2019

Quando?

De 03 de setembro a 13 de outubro de 2019
De terça a sexta, das 15h às 22h; sábados, das 12h às 22h; domingos e feriados: das 12h às 19h

Onde?

Palácio das Mangabeiras
Praça Efigênio de Sales, Mangabeiras – Belo Horizonte/MG

Quanto?

Ingresso inteiro: R$ 60; Meia entrada: R$ 30

Ingressos disponíveis em: https://casacormg.byinti.com

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.