Artboard Created with Sketch.

Construções limpas, com poucos resíduos, são destaque na CASACOR Minas

Desafio na construção civil, as construções limpas são soluções sustentáveis que causam pouco impacto no meio ambiente

Reprodução do projeto Living, da arquiteta Estela Netto.

Reprodução do projeto Living, da arquiteta Estela Netto. (Divulgação/CASACOR)

Reduzir ou anular a geração de resíduos se mostra como um dos principais desafios da construção civil. Determinados a superar este impedimento, que pode vir a causar impacto ambiental negativo, os profissionais da 25ª CASACOR Minas Gerais pensaram soluções para uma construção mais limpa, com menos custos e tempo de construção.

Assim se deu o ambiente Cuboesia e Jardim de Aço, assinado por João e Bel Diniz. Sua estrutura metálica demorou apenas um dia para ser erguido, e não deixou resíduos para trás. A Casa Floresta também conta com uma estrutura metálica, e se distancia do modelo tradicional de alvenaria. Júnior Piacesi, que assina o ambiente, afirma que essa técnica de construção é uma tendência a ser seguida na arquitetura brasileira. “Estamos saindo de métodos tradicionais para construções mais rápidas, econômicas e sustentáveis”.

Além dela, o Ateliê da Vila conjuga a pré-fabricação e as estruturas metálicas com técnicas secas e artesanais, que misturam fibras naturais, marcenarias e tapeçarias. Construído em um contêiner marítimo, sua montagem é rápida e limpa. Também, o espaço Living, da arquiteta Estela Netto, utiliza a técnica construtiva em treliça metálica espacial e steel frame. 

Outros ambientes que possuem construções limpas são a Cozinha Experimental, de Ana Bahia e Sarah James; Estúdio do Artista, assinado por Daniel Tavares e Marcus Paschoalin; a Casa dos Eucaliptos, de Janaína Pacheco e Maurício Bonfim; e o Escritório Jardim, de Marina Diniz e Paula Guimarães.

A CASACOR Minas Gerais acontecerá entre os dias 03 de setembro e 13 de outubro, no Palácio das Mangabeiras.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.