Caixa de Histórias vai de home office à biblioteca comunitária

O projeto de Gustavo Martins para o Janelas CASACOR, edição São Paulo, será doado para funcionar como biblioteca e espaço lúdico para crianças carentes

Por Ana Carolina Harada Atualizado em 16 nov 2020, 14h06 - Publicado em 12 nov 2020, 13h34
Salvador Cordaro/CASACOR

Poucos espaços são tão socialmente imprescindíveis quanto a biblioteca, já que a leitura é parte fundamental da formação de crianças e adolescentes. O projeto de Gustavo Martins para o Janelas CASACOR, edição São Paulo, nasceu com propósito social: ser uma verdadeira Caixa de Histórias! O ambiente possui um percurso de duas etapas, começando pela exposição, na Praça Panamericana e, em seguida, seu destino final em uma comunidade da cidade, onde se transformará em espaço lúdico para pequenos de cinco a onze anos.

Office de memória

 

Continua após a publicidade
Salvador Cordaro/CASACOR

Em sua primeira parada, o contêiner traduz o que o arquiteto chama de “uma nova visão de home office”. Ao invés de uma decoração formal e sóbria, o espaço é todo revestido em madeira, com móveis confortáveis e atmosfera calorosa. O destaque é a estante em ziguezague ao fundo, a qual confere uma irreverência para as linhas retas da Caixa. “É uma biblioteca de memórias, de lembranças”.

Do trabalho à brincadeira

 

Continua após a publicidade
Salvador Cordaro/CASACOR

A parada final do final do projeto lhe dará uma função totalmente diferente. Ao invés de adultos trabalhando, os ocupantes passam a ser os pequenos e suas brincadeiras. Ela levará “histórias do mundo para crianças, em meio a mesas e pufes coloridos”.

Salvador Cordaro/CASACOR

Para acomodar as novas atividades algumas mudanças serão feitas. O tapete será removido, deixando o piso mais livre e serão incluídas peças de mobiliário mais alegres e coloridas. No dia da chegada da biblioteca à comunidade, haverá um evento especial em que o artista Hélio Degasperi fará grafites nas paredes externas.

Serviço Janelas CASACOR, edição São Paulo

 

Continua após a publicidade

Onde?

Em vários pontos da cidade de São Paulo, confira os locais aqui.

Visite todos os ambientes com o Tour 3D no site janelascasacor.com.br

Quando?

De novembro a dezembro de 2020

Quanto?

Gratuito

Continua após a publicidade
Publicidade