Rian Fontenele lança livro com bate-papo no Itaú Cultural

O artista cearense celebra sua obra com o lançamento do livro Ausência [Memórias Ancoradas] no Itaú Cultural, em São Paulo

Por Cristina Bava Atualizado em 18 fev 2020, 07h54 - Publicado em 2 mar 2018, 11h10
Divulgação/CASACOR

No dia 13 de março, às 19h30, o artista visual Rian Fontenele promove um encontro no Itaú Cultural, de São Paulo, para celebrar o lançamento do livro Ausência [Memórias Ancoradas]. Além dos autógrafos, Fontenele fica à disposição para uma conversa com o fotógrafo Tiago Santana e a psicanalista e crítica de arte Bianca Dias. Embaralhando passado, presente e futuro de maneira não linear, o livro se propõe a ser um mergulho na produção múltipla do artista. Ao longo das 168 páginas, a publicação traz imagens das obras que são intercaladas por ensaios e poemetos, além de uma entrevista com Bianca Dias. Há ainda a reunião de quatro ensaios críticos sobre a obra do artista, escritos por historiadores e curadores como Carlos Eduardo Bitu Cassundé, Luiza Interlenghi, Silas de Paula e Weydson Barros Leal. Esses textos são intercalados por desenhos, pinturas, fotografias e obras em diversos suportes e linguagens que marcaram sua jornada.

Divulgação/CASACOR

“A produção de Rian Fontenele se entrega a uma busca por vezes desconhecida. O caminho dessa busca é um processo descontínuo pela pintura, pela xilogravura, pela pirografia, pelo bordado e pela poesia que assinala a inquietação do artista” conta Bianca Dias.

Seu trabalho é marcado pela austeridade, pela sobriedade de elementos e pela presença de personagens dramatizados, que parecem reverenciar o silêncio e a memória.

“A pintura surge da necessidade de visceral de apreender toda a ausência ancorada em mim. de todo o constante exílio que me cerca, dessa forma nasce em mim como consciência – seja lá o que ela signifique -, como único meio de fazer-me viável.” Revela o pintor, gravador e desenhista  Rian Fontenele que também se aventura pela literatura.

Divulgação/CASACOR

SERVIÇO

Continua após a publicidade

Lançamento do livro RIAN FONTENELE  –  AUSÊNCIA [MEMÓRIAS ANCORADAS]

Quando: dia 13 de março, terça-feira, às 19h30

Onde: Itaú Cultural

              Sala Vermelha  3 andar (capacidade 70 lugares)

              Av. Paulista, 149  Bela Vista – São Paulo

 

Continua após a publicidade
Publicidade