MAM leva obras de seu acervo para ruas de São Paulo em painéis e projeções

A ação MAM na Cidade procura expandir as fronteiras do museu, levando obras de artistas emblemáticos como Tarsila do Amaral para a cidade toda

Por Redação - 19 ago 2020, 15h19
Karina Bacci/CASACOR

A partir de 18 de agosto, as ruas de São Paulo estarão repletas de obras de arte em uma nova ação do Museu de Arte Moderna de São Paulo, o MAM. A iniciativa irá levar painéis aos pontos de ônibus da cidade, além de projetar obras do acervo do museu em edifícios da região central.

Com a proposta de democratizar o acesso à arte, o MAM na Cidade se coloca como uma solução para os tempos de pandemia, que ajuda a expandir os horizontes do museu e aproxima  um maior número de pessoas de obras modernas e contemporâneas brasileiras. Segundo o curador Cauê Alves, “a ideia é ressignificar a presença do museu no dia a dia das pessoas por meio de ações e programas, presenciais e digitais, que não restringem a instituição apenas ao espaço físico e atingem públicos diversos”.

Ao longo de duas semanas, o MAM na Cidade irá apresentar obras de 16 artistas brasileiros em 140 painéis em pontos de ônibus. Nomes emblemáticos como Tarsila do Amaral, Regina Silveira e Bárbara Wagner poderão ser vistos pelos passantes. As obras serão acompanhadas por QR Codes de um podcast exclusivo da ação, que irá elucidar sobre a história de cada um dos trabalhos. Os breves relatos foram feitos em colaboração com personalidades como Gilberto Gil, Laerte Coutinho, Lázaro Ramos, entre outros.

Já no centro da cidade, obras de Cildo Meireles, Maureen Bisilliat e Tomie Ohtake serão exibidas em projeções de escala monumental em três empenas cegas de edifícios. A exposição a céu aberto acontece nos dias 22, 23 e 29 de agosto, sempre das 19h às 20h. A estreia será na fachada na Rua da Consolação, 753, esquina com a Rua Caio Prado. As próximas projeções se darão na Rua Santa Isabel, 44, em Santa Cecília; e o encerramento será na Rua Maria Antônia, 77, na Consolação.

Continua após a publicidade
Publicidade