Continua após publicidade

MAM leva obras de seu acervo para ruas de São Paulo em painéis e projeções

A ação MAM na Cidade procura expandir as fronteiras do museu, levando obras de artistas emblemáticos como Tarsila do Amaral para a cidade toda

Por Redação
19 ago 2020, 15h19
(Karina Bacci/CASACOR)

A partir de 18 de agosto, as ruas de São Paulo estarão repletas de obras de arte em uma nova ação do Museu de Arte Moderna de São Paulo, o MAM. A iniciativa irá levar painéis aos pontos de ônibus da cidade, além de projetar obras do acervo do museu em edifícios da região central.

Com a proposta de democratizar o acesso à arte, o MAM na Cidade se coloca como uma solução para os tempos de pandemia, que ajuda a expandir os horizontes do museu e aproxima  um maior número de pessoas de obras modernas e contemporâneas brasileiras. Segundo o curador Cauê Alves, “a ideia é ressignificar a presença do museu no dia a dia das pessoas por meio de ações e programas, presenciais e digitais, que não restringem a instituição apenas ao espaço físico e atingem públicos diversos”.

Ao longo de duas semanas, o MAM na Cidade irá apresentar obras de 16 artistas brasileiros em 140 painéis em pontos de ônibus. Nomes emblemáticos como Tarsila do Amaral, Regina Silveira e Bárbara Wagner poderão ser vistos pelos passantes. As obras serão acompanhadas por QR Codes de um podcast exclusivo da ação, que irá elucidar sobre a história de cada um dos trabalhos. Os breves relatos foram feitos em colaboração com personalidades como Gilberto Gil, Laerte Coutinho, Lázaro Ramos, entre outros.

Continua após a publicidade

Já no centro da cidade, obras de Cildo Meireles, Maureen Bisilliat e Tomie Ohtake serão exibidas em projeções de escala monumental em três empenas cegas de edifícios. A exposição a céu aberto acontece nos dias 22, 23 e 29 de agosto, sempre das 19h às 20h. A estreia será na fachada na Rua da Consolação, 753, esquina com a Rua Caio Prado. As próximas projeções se darão na Rua Santa Isabel, 44, em Santa Cecília; e o encerramento será na Rua Maria Antônia, 77, na Consolação.

Publicidade