Starbucks: as 15 lojas mais bonitas do mundo

Seja no Brasil, na China ou na Europa: as lojas abaixo da Starbucks ganham destaque por sua arquitetura e originalidade de seu design de interiores

Por Nádia Sayuri Kaku Atualizado em 26 jan 2022, 07h28 - Publicado em 24 jan 2022, 16h00
Starbucks em Saitama
Divulgação/Starbucks/CASACOR

Além dos cafés e das comidinhas, a rede Starbucks é conhecida no mundo por uma característica um pouco diferente daquilo que pode ser preparado na cozinha: a arquitetura. Muitas vezes incorporando as características locais em suas lojas, vários estabelecimentos também ganham destaque pela originalidade do design de interiores, soluções sustentáveis e uso de diversos tipos de materiais. Confira abaixo alguns dos Starbucks mais bonitos do mundo!

1. Dazaifu, Japão

 

Loja do Starbucks em Fukuoka. Projeto de Kengo Kuma.
Masao Nishikawa/CASACOR

Provavelmente umas das lojas mais icônicas de toda a rede Starbucks: o projeto que fica na cidade de Dazaifu, na província de Fukuoka no Japão, tem assinatura do arquiteto Kengo Kuma e utiliza mais de 200 bastões de madeira em seu interior, criando uma espécie de treliça que se projeta até a fachada. Se você achar que lembra um pouco a fachada da Japan House, em São Paulo, tem um motivo: Kuma também assina a arquitetura do centro cultural, junto com o escritório FGMF.

Loja do Starbucks em Fukuoka. Projeto de Kengo Kuma.
Masao Nishikawa/CASACOR

2. Dubai, Emirados Árabes Unidos

 

Loja do Starbucks em dubai
Instagram @nickastig/CASACOR

Al Seef é um dos distritos de lazer mais populares do Dubai, no Emirados Árabes Unidos. É também o lar de uma das Starbucks mais famosas do Instagram: esta loja aparece em quase todas as listas de projetos mais bonitos do mundo, seja pelo estilo rústico ou pela forma que se encaixa à arquitetura local. O registro é do fotógrafo filipino @nickastig.

3. Sichuan, China

 

Loja do Starbucks na China
Instagram @jooooooeymm/CASACOR

O Kuanzhai Alley é um conjunto de ruelas históricas na cidade de Chengdu, capital da província de Sichuan, na China. A Starbucks dali incorpora à arquitetura local a placa com o nome da empresa. Uma curiosidade, em mandarim, o nome é 星巴克 (“xīng bā kè”). A foto acima é de @jooooooeymm.

4. Paris, França

 

Loja da Starbucks em Paris
Hugo Hebrard/CASACOR

A loja localizada no Boulevard des Capucines, em Paris, França, passou por uma reforma em 2017 para restaurar algumas das características históricas do edifício. A construção data do século XVII e em seu interior há murais no teto, piso de madeira e balaústres de latão.

Loja da Starbucks em Paris
Hugo Hebrard/CASACOR

5. Alajuela, Costa Rica

 

Starbucks na Costa Rica
MG Photography LLC/CASACOR

A Hacienda Alsacia, em Alajuela (Costa Rica) é a primeira e única fazenda de café da Starbucks. Lá é possível visitar viveiro de árvores, moinho, pátio de secagem e torrador. O café ao ar livre tem vista para a paisagem exuberante do Vulcão Poas.

Starbucks na Costa Rica
MG Photography LLC/CASACOR

6. Dubai, Emirados Árabes Unidos

 

Ibis - dubai
Reprodução/CASACOR

O Ibn Battuta Mall é o maior shopping de Dubai (EAU) e sua Starbucks fica a altura: mosaicos amarelos e azuis compõem o teto em forma de cúpula e ganham a companhia de um imponente lustre. Os motivos se repetem pelos arcos do pátio.

View this post on Instagram

A post shared by Ibn Battuta Mall (@ibnbattutamall)

7. Rio de Janeiro, Brasil

 

Starbucks cinelândia
Divulgação/Starbucks/CASACOR

A loja Starbucks da Praça da Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, está localizada no local do histórico teatro Cine Odeon, que abriu como cinema em 1926 e hoje é um centro cultural e de artes cênicas. O projeto abraçou a história, o estilo e o significado do local, usando elementos existentes como lambris de mogno, portas e janelas originais, bem como detalhes arquitetônicos decorativos. Padrões gráficos, texturas ricas e linhas elegantes evocam as experiências do Rio de Janeiro dos anos 1920.

Starbucks cinelândia
Divulgação/Starbucks/CASACOR

8. Las Vegas, Estados Unidos

 

Starbucks em Las Vegas
Divulgalção/Starbucks/CASACOR
Continua após a publicidade

A Starbucks do The Cosmopolitan Resort & Casino, em Las Vegas (EUA), apresenta uma instalação de arte pública geométrica colorida do artista e fotógrafo francês Georges Rousse que muda de perspectiva ao se mover pelo espaço.

Starbucks em Las Vegas
Divulgalção/Starbucks/CASACOR

9. Kawagoe, Japão

 

Starbucks em Saitama
Divulgação/Starbucks/CASACOR

Localizada em Kawagoe, na província de Saitama (Japão), esta loja mantém a sensação histórica da era Edo do século XVIII. A arquitetura tradicional da época aparece no exterior treliçado de madeira feito de cedro cultivado localmente e no telhado tradicional. Há também um terraço perto do jardim em estilo japonês.

O rede de cafés é tão forte no Japão, que virou até verbo: スタバる (“sutabaru”) brinca com o nome em japonês スターバックス (“sutaabakkusu”) e significa “ir ao Starbucks”.

Starbucks em Saitama
Divulgação/Starbucks/CASACOR

10. Grand Turk, Ilhas Turcas e Caicos

 

Starbucksno Caribe
Justin Okoye/CASACOR

A loja de Cockburn Town fica à beira-mar, na ponta sul da ilha de Grand Turk. E é a primeira Starbucks na nação caribenha de Ilhas Turcas e Caicos. Seu exterior é rosa pálido, e na parte de dentro o clima é leve e clima tropical.

Starbucksno Caribe
Justin Okoye/CASACOR

11. Tenerife, Ilhas Canárias

 

Staburcks nas Ilhas Canário
Joshua Trujillo/CASACOR

Tenerife é a maior das quatro Ilhas Canárias espanholas, localizada a oeste da costa de Marrocos. A loja de Puerto de la Cruz foi projetada para estar de acordo com a arquitetura do século XVIII do edifício e está situada perto da praia El Muelle, uma das muitas famosas praias vulcânicas da região.

12. Washington, Estados Unidos

 

Starbucks em Washington
Divulgação/Starbucks/CASACOR

A Starbucks Signing Store em Washington (EUA) foi projetada para criar uma fusão de mundos e a melhor experiência possível para parceiros e clientes, sejam eles surdos ou deficientes auditivos. A loja bilíngue é liderada por uma equipe diversificada de parceiros que são fluentes em inglês e língua de sinais americana (ASL).

Starbucks em Washington
Divulgação/Starbucks/CASACOR

13. Chicago, Estados Unidos

 

Starbucks em Chicago
Divulgação/STARBUCKS/CASACOR

Os clientes da varejista japonesa Uniqlo podem relaxar no Starbucks localizada dentro da loja de Chicago, em Illinois (EUA): no último andar, o café tem certificação LEED e paredes de vidro para uma vista espetacular da cidade.

14. Hong Kong

 

Starbucks em Hong Kong
Divulgação/Starbucks/CASACOR

O destaque da loja Starbucks no Pacific Place Mall de Hong Kong é uma escultura cinética dramática pendurada no teto. A peça se move lentamente em ciclos de duas horas, emulando o fluxo do café enquanto é despejado em uma xícara. A obra é assinada pelo Laboratory for Explorative Architecture & Design Ltd (LEAD). Veja mais detalhes no vídeo abaixo.

15. Idaho, EUA

 

Stabucks em idaho
Divulgação/Starbucks/CASACOR

A loja de Ketchun, Idaho (EUA) possui uma atmosfera de resort de esqui (e foi inspirada na cidade de Sun Valley).

View this post on Instagram

A post shared by ⠀⠀⠀⠀ ⠀ ⠀ maryjane 🥀 artist (@wolfe_mama)

Continua após a publicidade

Publicidade