Conheça a premiada biblioteca projetada por Lia Siqueira
Arquiteta participa da CASACOR Rio com ambiente dedicado aos estudos que mostra a delicadeza de seu trabalho com marcenaria
Vem de longe a paixão da arquiteta Lia Siqueira pelos livros e pelas bibliotecas. Ao longo de sua carreira, já fez algumas memoráveis. A mais recente delas foi reconhecida pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil em sua premiação anual no fim do ano passado, conquistando o prêmio na categoria “Novas Edificações”.
O projeto foi concebido como uma extensão do prédio principal para abrigar um grande acervo de livros, que precisavam ficar reunidos num único lugar. O desenho da arquitetura do espaço seguiu os trajetos determinados por sua utilização. Para a construção, Lia Siqueira optou por uma malha em estrutura metálica com peças esbeltas e leves, de forma que o espaço construído ficasse totalmente integrado com seu entorno e, permitisse também, ventilação cruzada e iluminação natural.
Dez anos atrás, outra biblioteca criada pela arquiteta já tinha conquistado o prêmio do IAB e as páginas de todas revistas especializadas em arquitetura. Trata-se da casa-biblioteca do editor Pedro Corrêa do Lago. Para abrigar sua vasta coleção com mais de 10 mil exemplares, Lia ergueu um anexo de 83 m², colado à construção já existente, que permitia o acesso à biblioteca por qualquer um dos três andares da casa.
Soluções que trazem a marca do trabalho fino e preciso de Lia com a marcenaria e o desenho de mobiliário. Presente na próxima edição da CASACOR Rio, que acontece de 2 de março a 25 de abril, a arquiteta homenageia com seu espaço os 30 anos da edição carioca nomeando o ambiente como “Pequena Sala de Estudos”, nome dado também ao espaço que criou na primeira CASACOR Rio, em 1991. Claro que poderemos conferir ali seu talento com o uso da madeira e a criação de mobiliário. Outra novidade é que pela primeira vez – depois de 15 participações na mostra carioca – Lia assina o espaço com os filhos, o também arquiteto Felipe Siqueira e a designer de interiores Betina Siqueira.
Sobre a CASACOR Rio 2021
A CASACOR Rio de Janeiro acontece de 02 de março a 25 de abril e conta com a participação de 57 profissionais, entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas. Serão 38 espaços, entre ambientes internos, pátios e jardins, montados na Residência Brando Barbosa, um palacete localizado no bairro do Jardim Botânico. Pela primeira vez, a mostra será híbrida, com uma versão presencial e uma versão digital, com vídeos e tours 3D, disponíveis aqui mesmo no site!