Um tour pelo palacete que abrigará a CASACOR Rio de Janeiro 2021

Hospedada em um imóvel vizinho ao Jardim Botânico, a mostra acontece no mês de janeiro em uma exposição física e digital

Por Redação 26 nov 2020, 12h25
André Nazareth/CASACOR

Uma data única como o 30º aniversário da CASACOR Rio de Janeiro só poderia ser celebrado em um lugar igualmente especial. Assim será a edição 2021 da tradicional mostra carioca, que será abrigada em um palacete do século XIX vizinho ao Jardim Botânico, que guarda parte das relíquias de seus antigos proprietários, o casal Jorge e Odaléa Brando Barbosa.

A residência de mais de 2 mil metros quadrados foi doada, em 2015, por Odaléa ao Museu de Arte Sacra de São Paulo. Em estilo eclético e repleto de elementos do barroco, o Palacete Brando Barbosa é considerado um dos mais bonitos e conservados da cidade. Destaque para os pisos de mármore de Carrara nos salões e para os janelões que se abrem para os exuberantes jardins. Objetos de valor inestimável, como o lustre do hall de entrada – que tem sua dupla no Palácio de Versalhes –, integram o projeto de interiores.

Divulgação/CASACOR

Duas peças de jacarandá, uma escada esculpida no hall de entrada e o portal que dá para a sala de jantar, foram construídas com uma madeira que serviu como cabeceira de cama em 1712. Outra preciosidade histórica é a banheira da suíte do casal. Feita em um bloco de mármore com duas cabeças de leão esculpidas, a peça pertenceu a Imperatriz Teresa Cristina, mulher de D. Pedro II.

André Nazareth/CASACOR

“Temos um histórico de realizar CASACOR em imóveis icônicos da cidade e queríamos fazer algo realmente especial para os 30 anos. Esse palacete é uma joia escondida da cidade e provavelmente o mais bonito que já ocupamos”, afirma Patricia Mayer, organizadora da CASACOR Rio.

André Nazareth/CASACOR

Vizinho ao Jardim Botânico, o casarão foi construído em terreno de 12 mil metros quadrados cercado por espécies de plantas nativas da Mata Atlântica. Os jardins são um verdadeiro convite à contemplação – não à toa, ali serão instaladas lojas, áreas de alimentação e convívio, garantindo que os visitantes da CASACOR Rio possam aproveitar o evento em segurança, seguindo todos os protocolos sanitários da Organização Mundial de Saúde.

André Nazareth/CASACOR

A CASACOR Rio de Janeiro especial 30 anos acontece de 19 de janeiro a 21 de março de 2021. Além da mostra presencial, que acontecerá sob visitas pré-agendadas e limitação de público por ambiente, a edição inova trazendo pela primeira vez uma mostra também digital, com apresentações, vídeos e tours 3D que mostrarão cada cantinho dos ambientes criados pelos arquitetos, designers e paisagistas do elenco. Fique ligado para mais informações!

Continua após a publicidade
Publicidade