Liòn, o novo restaurante que revitaliza centro histórico de Roma

O Liòn faz parte de um edifício histórico da era racionalista, com linhas ousadas e cores saturadas de estilo maximalista

Por Redação Atualizado em 17 fev 2020, 16h42 - Publicado em 24 jan 2019, 14h28
Matteo Piazza/CASACOR

No coração de Roma, entre o Pantheon e a Piazza Navona, foi inaugurado um novo restaurante/bar, o Liòn, assinado pelo escritório de arquitetura COLLIDANIELARCHITETTO.

A criação do estabelecimento faz parte de um projeto de revitalização e valorização do local, liderado pelos empresários Maserati. Na mesma região, e fazendo parte desta empreitada, está também a realização do Hotel Navona Palace e a remodelação da Via del Melone. 

Matteo Piazza/CASACOR

O Liòn faz parte de um edifício histórico da era racionalista: as linhas ousadas e as cores saturadas de estilo maximalista, contrastam com a austeridade do Palazzo que o envolveu, para devolver os fragmentos da cidade do Dolce Vita.

“O Liòn é um universo de cores e materiais geométricos, que se misturam com grande coerência formal para oferecer aos clientes uma experiência abrangente entre design e culinária ” , afirma a arquiteta Daniela Colli, fundadora da empresa.

Matteo Piazza/CASACOR

O estabelecimento funciona em dois níveis: o piso térreo, completamente projetado no exterior graças às grandes janelas delineadas por uma moldura de travertino espessa, elemento típico da arquitetura fascista romana, acolhe o restaurante; enquanto a parte de cima é acessada por uma escadaria de mármore embelezada com detalhes em latão, e abriga as salas de serviço, a cozinha e a adega.

Matteo Piazza/CASACOR

Estruturas finas de metal enquadram elementos transparentes coloridos, como os discos suspensos sobre as mesas de mármore preto ou os elementos de losango da prateleira de garrafas acima do balcão, dando origem a um vocabulário etéreo formal com um sabor contemporâneo. O refinamento de formas e proporções retorna um ambiente eclético e inovador, informal e elegante.

Continua após a publicidade
Publicidade