Continua após publicidade

Restaurante espanhol tem decoração inspirada na cultura nipo-brasileira

O restaurante Kaikaya, em Valencia, une a cultura do Japão com o tropicalismo brasileiro em sua decoração e culinária

Por Ana Carolina Harada
Atualizado em 17 fev 2020, 16h50 - Publicado em 3 out 2018, 15h38
(Reprodução Designboom/CASACOR)

Kaikaya é um restaurante na cidade espanhola de Valencia com um estilo muito particular. Ele mistura a estética do Japão com o tropicalismo brasileiro. Executado pelo Studio Masquespacio, o local foi inspirado na trajetória de seu proprietário, um entusiasta do surf nipo-descendente. Tanto a culinária quanto o design refletem a união das duas culturas, em especial a gastronomia, que surgiu quando os primeiros japoneses chegaram ao Brasil, no início do século XX, e adaptaram seus pratos aos ingredientes disponíveis no novo território.

(Reprodução Designboom/CASACOR)

Na entrada, os visitantes logo se deparam com as grandes peneiras de ráfia, usadas pelos imigrantes na colheita do arroz junto de plantas da flora brasileira. Mais a frente, no bar, o trabalho com padrões de madeira japonês é colorido com os tons da tropicália, um movimento artístico (que envolveu artes plásticas, música, teatro e literatura) nos anos 1970.

(Reprodução Designboom/CASACOR)

A iluminação é por conta de lustres e luminárias feitos especialmente para o projeto. Seguindo a linha visual das peneiras de arroz, as peças recebem estruturas douradas como suporte, papagaios e antúrios. No andar superior, o destaque é para o mobiliário: as poltronas são metade inspiradas pelo Brasil e metade pelo Japão.

(Reprodução Designboom/CASACOR)
Publicidade