Artboard Created with Sketch.

José Paulo Gouvêa irá assinar Pavilhão Brasil na Expo Dubai 2020

Inspirado no Rio Negro, o projeto apresentado por José Paulo Gouvêa tem a água como elemento principal

 (Divulgação/CASACOR)

O José Paulo Gouvêa foi o profissional escolhido para projetar o Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020. O arquiteto venceu o concurso, organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), e foi selecionado para liderar a iniciativa em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O projeto apresentado por José Paulo Gouvêa tem a água como elemento principal. Em 4 mil metros quadrados, o pavilhão terá a maior parte do espaço ocupada por uma fina lâmina d’água representando os rios brasileiros e por onde os visitantes poderão caminhar. A experiência ficará completa por um jogo de projeções, sons e aromas.

 (Divulgação/CASACOR)

O Pavilhão foi inspirado no Rio Negro e na natureza da Região Norte do Brasil e possuirá um pavimento que reproduz as casas em palafitas comuns às regiões ribeirinhas. A construção ainda vai incorporar espaço para palestras e exposição, assim como café, restaurante e loja de souvenires. Durante o dia, será um espaço de sombra e descanso, e à noite, poderá ser visto como um cubo luminoso flutuante.

 (Divulgação/CASACOR)

O concurso teve a participação de 42 escritórios de arquitetura e teve como finalistas o arquiteto Andre Scarpa (SP), que recebeu menção honrosa, Anna Carolina Manfroi Galinatti (RS) ficou em terceiro lugar e Fabiano José Arcadio Sobreira em segundo lugar. A seleção teve como diretriz a inovação tecnológica com concepção sustentável, evidenciada no processo de construção e desmontagem da estrutura.

A Expo 2020 é uma exposição mundial organizada pelo Bureau International des Expositions, que será realizada na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre 20 de outubro de 2020 e 10 de abril de 2021. Estas exposições universais ocorrem a cada cinco anos e são grandes eventos, nos quais a maior atração são os pavilhões dos países participantes, que contam com mostras, atividades culturais e gastronômicas, seminários e eventos de relacionamento.

 (Divulgação/CASACOR)

Em 2020, com o tema Connecting Minds, Creating the Future, a Expo Dubai estará organizada em três eixos temáticos: Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade. O Pavilhão do Brasil fará parte deste último eixo temático, reafirmando a importância da biodiversidade, da cultura da preservação do meio ambiente, da competitividade baseada na sustentabilidade e no retrato da multiculturalidade brasileira.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.