Artboard Created with Sketch.

Projeto da Praça das Artes revitaliza o centro e se conecta com a cidade

O local é um complexo arquitetônico e cultural dedicado à música, dança, ao teatro e a exposições no coração do Centro de São Paulo

 (Nelson Kon/CASACOR)

No dia 29 de outubro, a CASACOR comemorou o lançamento da edição de 2019 com um coquetel na Praça das Artes, um complexo arquitetônico e cultural dedicado à música, dança, ao teatro e a exposições no coração do Centro de São Paulo.

 (Nelson Kon/CASACOR)

A Praça das Artes foi criada para resolver um problema histórico de falta de espaço dos bastidores do Theatro Municipal e abrigar a Escola de Dança e a Escola Municipal de Música de São Paulo. Contudo, sua magnitude arquitetônica e a interação com a cidade fazem com que sua vocação seja muito além de música e dança eruditas.

 (Nelson Kon/CASACOR)

O projeto arquitetônico do complexo integra as iniciativas da prefeitura de requalificação cultural do Centro do São Paulo. O espaço escolhido para sua construção foi um terreno em forma de ‘T’, que liga a Rua Conselheiro Crispiniano à Avenida São João e o Vale do Anhangabaú. A revitalização da área é resultado da parceria entre o arquiteto Marcos Cartum, do Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura, e o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.

 (Nelson Kon/CASACOR)

O lugar é “resultado dos desacertos de um urbanismo que sempre se submeteu à ideia do lote, à lógica da propriedade privada da terra, contém um ‘estoque’ de espaços vazios, subutilizados ou ociosos, abandonados, esquecidos, esperando que a cidade volte a ter interesse por eles,” descrevem os profissionais do Brasil Arquitetura.

 (Nelson Kon/CASACOR)

A obra contorna o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e se apresenta como edifício e praça, capaz de receber as atividades artísticas e o público frequentador do centro. A primeira parte do complexo, de 29 mil m², foi inaugurada em dezembro de 2012. A implantação do projeto recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) de Melhor Obra de Arquitetura de 2012, o prêmio de Edifício do Ano de 2013 pelo Icon Awards, realizado pela Icon Magazine, e foi finalista dos ‘Projetos Impressionantes das Américas’, da Mies Crown Hall Americas 2014.

 (Nelson Kon/CASACOR)

O local é ponto de visita obrigatório para os apreciadores da arquitetura. O projeto é um contraponto contemporâneo à arquitetura e tradição do Theatro Muncipal. Vários imóveis deteriorados foram desapropriados para a construção, inclusive o conservatório, que foi restaurado e incorporado ao projeto do complexo. Os cinemas Cairo e Saci também foram utilizados, sendo que o primeiro teve sua fachada preservada.

 (Nelson Kon/CASACOR)

“Assim como em quase toda a região central da cidade, tal lugar tem uma vizinhança predial caótica do ponto de vista volumétrico. Entretanto, possui uma situação privilegiada de humanidade ao seu redor, pleno de diversidade, vitalidade, mistura de classes sociais, de usos, de conflitos e tensões característicos da grande cidade – espaço da convivência e da busca de tolerância”, completam os arquitetos.

 (Nelson Kon/CASACOR)

Partes da obra ainda estão em andamento e foram inauguradas do miolo para as extremidades, fazendo com que a construção se revelasse aos poucos para a cidade. O prédio também recebe novas estruturas, como salas de última tecnologia para a prática de música e dança. Atualmente, o projeto da Praça e outras obras de revitalização do centro são comandadas pelo Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Victor Aly.

 (Nelson Kon/CASACOR)

Além das aulas e das áreas de convivência, a Praça das Artes apresenta uma programação cultural intensa que pode ser conferida no site da Fundação Theatro Muncipal. 

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.