Escritório HKS revitaliza fábrica de 120 anos em Ohio

O complexo fabril localiza-se em Ohio e receberá uma empresa de seguros médicos

Por Ana Carolina Harada Atualizado em 18 fev 2020, 07h52 - Publicado em 5 abr 2018, 17h42
Reprodução Dezeem/CASACOR

Uma construção gigantesca, de 120 anos, assinada pelo arquiteto Daniel Burnham foi restaurada pela firma HKS para abrigar uma companhia de seguros médicos. Localizada na cidade de Toledo, em Ohio, o complexo, assim como muitos prédios e fábricas da região em torno dos grandes lagos, foi abandonado devido à alta no custo de produção durante a segunda metade do século XX.

Por causa desse fenômeno, essas cidades ficaram conhecidas como “rust belt” (cinturão da ferrugem). O objetivo da restauração é movimentar novamente a economia local, trazendo a empresa ProMedica e todos os seus funcionários para as margens decadentes do lago.

Reprodução Dezeem/CASACOR

Além da fábrica, a HKS também revitalizou um complexo brutalista chamado Junction Building, que foi durante anos a sede da instituição financeira Toledo Trust Company e em seguida, da KeyBank. Em 2015, porém, com a saída das empresas, o espaço de quase 10 mil m² ficou obsoleto. Com a reforma, os três andares superiores transformaram-se em escritórios e o piso térreo em dois restaurantes. No subsolo, uma academia de ginástica opera a todo vapor.

Reprodução Dezeem/CASACOR

Os arquitetos se esforçaram para manter o máximo das características originais dos prédios, como paredes de tijolo e estruturas internas, de forma a honrar a visão de Burnham, seu uso de volumes e de luz.

Reprodução Dezeem/CASACOR

 

Continua após a publicidade
Publicidade