Escritório Twobo descobre um mundo subterrâneo na Catalunha

Através de uma escavação ao redor de uma grande caixa d'água, a equipe revelou um mundo repleto de arcos e tijolos – em uma atmosfera "atemporal"

Por Redação - 25 set 2020, 14h23
José Hevia/CASACOR

O escritório catalão Twobo e o arquiteto Luis Twose descobriram juntos um universo subterrâneo surreal na Catalunha, Espanha. Chamado de Aigües de Vilajuïga, o espaço foi encontrado através da escavação de terra ao redor de uma grande caixa d’água – de quase seis metros de altura – na região de Vilajuïga.

José Hevia/CASACOR

O projeto não pode ser entendido sem mencionar o aquífero subterrâneo que, desde o início do século 20, exerceu um movimento descendente contínuo, enquanto edifícios da região se construíram ao redor deste mundo que nunca chegou a ver a luz do dia. Depois de escavado, o que se encontrou no local foram expressivos arcos de tijolos e pedra aparente, cuja atmosfera pareceu à equipe como “atemporal” – por isso, sua decisão foi mantê-la intacta.

José Hevia/CASACOR

Ao exibir as fundações subterrâneas da Vilajuïga, a equipe tinha por intenção celebrar a experiência de viajar solo abaixo para trazer água de uma forma tangível aos visitantes. Segundo eles, o projeto “escava, desce e traz à tona o que normalmente está escondido”.

José Hevia/CASACOR

Sobre o processo de escavação, Twobo comenta “cavamos ao redor da caixa d’água até podermos ver a parede redonda de fora. Através da parede entramos, deslocando a água para uma camada superior”. Os visitantes que lá forem explorar serão convidados a descer gradualmente um conjunto de rampas extensas, de forma a se aproximar do subterrâneo onde a água costumava fluir silenciosamente.

José Hevia/CASACOR
Continua após a publicidade
Publicidade