Edifício em Porto Alegre promete ser o futuro da construção sustentável

Com diversas soluções para reduzir o consumo de água e energia, o prédio se destaca pelo uso de painéis fotovoltaicos e tecnologia IoT

Por Redação - 24 set 2020, 14h40
Divulgação/CASACOR

Em construção no bairro de Petrópolis, em Porto Alegre, o edifício IDEA Bagé foi pensado de forma a lançar olhar sobre o futuro da construção residencial. Assim, ele aparece integrado a um sistema tecnológico todo aliado a diferentes bases sustentáveis – entre elas, a utilização de IoT (Internet das Coisas) para monitorar o consumo de água, gás e energia; a aplicação de chuveiros ecológicos, que reduzem em até 60% o consumo de água; e a fachada autolimpante que garante eficiência térmica e acústica nos apartamentos.

Um dos destaques da construção é o sistema de painéis fotovoltaicos de 130 m² de área total que terão capacidade de gerar toda a energia elétrica necessária para manter a área condominial do prédio, além de gerar também até um terço da energia a ser consumida por seus 14 apartamentos. E mais: os mesmos painéis, quando associados a uma tecnologia sustentável, conseguem transformar o calor solar absorvido em água quente através de um sistema de aquecimento central. O prédio também contará com um sistema de reaproveitamento da água da chuva e da gerada por condensação nos aparelhos de ar-condicionado, de forma a conseguir economizar cerca de 400 litros de água diariamente.

 

Continua após a publicidade
Publicidade