Inspire-se em 6 encantadoras casas de campo para apreciar a natureza

Um refúgio perfeito da vida urbana, as casas de campo oferecem aconchego para se reconectar com a natureza sem abrir mão de boa arquitetura e design

Por Giovanna Jarandilha - 23 set 2020, 16h00

Escapismo é o nome que os literatos davam, durante o século 19, ao desejo de fugir da rotina e se afastar das obrigações, de forma a reencontrar-se em uma paisagem campestre, bucólica. Deste mesmo princípio tomam partido as casas de campo, um refúgio distante da cidade no qual é possível aproveitar o silêncio em meio a uma decoração aconchegante, que envolve o morador no calor de materiais despojados, como a madeira. Seja como cabana ou chalé, a ideia da casa de campo é aproveitar a vasta paisagem natural sem abrir mão de boa arquitetura e design. Abaixo, listamos seis casas de campo de estilos variados em que o conforto é indispensável. Confira!

Arquitetura e natureza se fundem

Em um condomínio em São Paulo, a residência MP House assinada por Arthur Casas foi construída sobre um terreno com declive acentuado. Somando quase mil m² de área construída, a casa foi planejada para ter total integração com a paisagem, assim fazendo uso de portões basculantes em vidro no volume inferior. Fibras naturais e tonalidades quentes envolvem toda a casa – esta, que joga com verticalidade e horizontalidade para fundir arquitetura e paisagem. O projeto de interiores mescla peças icônicas de Jorge Zalszupin com artesanato autêntico brasileiro.

Uma floresta interna

Na CASACOR São Paulo 2014, Sig Bergamin levou a integração com a natureza a outro nível com esta casa de campo. Espécies de plantas das mais variadas cores, tamanhos e folhagens dão vida a uma varanda muito receptiva, fechada por uma cobertura em vidro. Na área interna, o projeto de interiores esbanja texturas e estampas. Exuberante e calorosa, a sala conta com objetos de arte, como quadros e livros, para trazer uma aparência colecionista. Como fundo para tudo isso, aparece a acolhedora madeira clara nos revestimentos.

Uma vista de tirar o fôlego

A casa de João Armentano em Campos do Jordão, São Paulo, deixa a paisagem falar por si só. Com vista para o morro do Capivary, a casa de surpreendentes 1.680 m² de área total é um exemplo sem igual de arquitetura sensorial, que privilegia o lazer e emoldura a paisagem através dos fechamentos em vidro que percorrem todas suas paredes. Ampla e aconchegante, a  Casa Villa Del Sole contempla uma decoração especial, com objetos e quadros selecionados ao redor do mundo, revelando preciosismo nos detalhes.

Com cara de casa

Como um loft que evoca memórias e passa a sensação de estar em casa, o projeto de Paola Ribeiro para a CASACOR São Paulo 2016 é a perfeita transcrição do clima serrano. Móveis rústicos, em madeira e laca verde, fazem par à decoração cheia de detalhes, com livros, porcelanas e vasos de flores. Os tecidos estampados aquecem e a única divisória é feita com um vidro espelhado que esconde o banheiro. No Loft no Campo, o ponto de encontro é em torno da grande bancada que começa como apoio do cooktop, torna-se pia e alcança o home office.

Madeira para aquecer

Destacada como material predileto, a madeira reaparece em diferentes funções na casa de campo de Mara Chap Chap. Em painéis, na mesa de jantar, no forro do teto e no piso, a madeira é responsável por trazer familiaridade à casa localizada em um condomínio a poucos minutos da capital paulista. “Usei muita madeira nos revestimentos e no mobiliário para aquecer o projeto de arquitetura minimalista assinado por Marcio Kogan”, conta a arquiteta Mara Chap Chap, responsável pelo projeto de interiores.

Sofisticação sobre as montanhas

Os volumes minimalistas da residência de Roberto Migotto logo se destacam da paisagem montanhosa de Matozinhos, em Belo Horizonte. O projeto todo se volta a esse cenário através de grandes aberturas em vidro, que favorecem a iluminação e circulação de ar nos ambientes internos. No térreo, o pé-direito de 4,30 metros surpreende o olhar. Com ambientes amplos e integrados, a residência sem excessos foi pensada para receber grandes eventos. A decoração contemporânea é composta por grandes nomes do design italiano e brasileiro.

Continua após a publicidade
Publicidade