Artboard Created with Sketch.

Escola com programação gratuita é assinada pelo estúdio Superlimão

Superlimão cria projeto inovador para Escola 42, uma instituição francesa que oferece ensino colaborativo e gratuito para estudantes

 (Israel Gollino/CASACOR)

A Escola 42 é uma instituição francesa com um método de ensino colaborativo, onde os alunos avaliam os trabalhos uns dos outros, sempre em atividades em grupo. Em 2019, a 42 São Paulo (como é chamada) chegou ao Brasil e se instalou na Vila Madalena, em São Paulo, com projeto do Superlimão. Na programação gratuita, o aluno pode escolher seu próprio currículo e avança através de módulos sem professores. Com esse método de ensino disruptivo, o projeto de arquitetura e design de interiores não poderia ser diferente. E para isso, o estúdio Superlimão foi convocado para criar um espaço eficiente e atrativo para atender às necessidades técnicas e visuais dos alunos – formado por pessoas a partir de 18 anos. A ideia foi traduzir esse universo diverso da escola em quarto espaços multifunções: eventos e três com salas para programação (com diferentes layouts) em uma área e 900 m².

Assim como o nome da Escola 42 tirou partido do filme de ficção científica “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, do autor inglês Douglas Adams, o projeto arquitetônico se inspirou no universo high tech dos anos 60/70/80, como por exemplo o filme “2001: Odisseia do Espaço”, de Stanley Kubrick, para a escolha das cores, materiais e acabamentos dos espaços.

O núcleo central é formado por uma copa e áreas de TI e os demais ambientes usados para salas de reunião, staff, programação e eventos. Há ainda uma área externa para momentos de descompressão. O mobiliário foi desenvolvido pelo Superlimão para atender as necessidades de acomodação atípica, com peças leves, com rodízios para fácil locomoção e caixotes para serem usados em ações especiais dentro do espaço. O forro é feito de madeira mineralizada com tratamento acústico e em celulose projetada. Uma paleta de cores foi desenvolvida especialmente para a aplicação no projeto e na comunicação visual.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.