Artboard Created with Sketch.

Cinema pop-up foi inspirado por construções nômades em Moscou

Abrigado na parte externa do Museu de Arte Contemporânea, o cinema estruturado de forma ousada, ainda que respeitando as regras de distanciamento social

 (Ivan Erofeev/CASACOR)

Na área externa do Museu de Arte Contemporânea Garage, em Moscou, foi criado um cinema pop-up pelo estúdio armênio de arquitetura SNKH. Chamado Garage Screen, o cinema temporário irá receber uma programação de filmes russos e internacionais. Sua estrutura foi toda planejada de forma evidenciar e garantir seu caráter temporário.

 (Ivan Erofeev/CASACOR)

“Nós queríamos dar destaque a sua natureza temporária, efêmera”, conta Armine Snkhchyan, co-fundador do SNKH. Para isso, sua parte externa foi construída em steel frame, com uma cobertura permeável em PVC. “Nós queríamos que o cinema fosse leve e aparentasse uma certa fragilidade, sem elementos construtivos rígidos como paredes ou barreiras”.

 (Ivan Erofeev/CASACOR)

Em seu interior, o auditório foi revestido com paredes vermelhas e uma estrutura do teto foi deixada visível. As cadeiras são individuais – uma condição que se fez necessária frente a pandemia. Com capacidade para 225 pessoas, o auditório teve seu número de visitantes cortado pela metade em função das regras de distanciamento social. “Por sorte, nosso design tem vantagens muito úteis nestas circunstâncias: o pavilhão tem quatro entradas, que permitem organizar o fluxo de pessoas, e graças à especificações estruturais, conta com ventilação natural”.

 (Ivan Erofeev/CASACOR)

O estúdio tinha em mente que a estrutura temporária não deveria competir visualmente com o Museu de Arte Contemporânea, mas ao mesmo tempo deveria ter um design ousado. Para isso, foram usadas muitas referências na construção do projeto, como afirma Snkhchyan. “De tendas beduínas como um exemplo da arquitetura nômade tradicional, ao trabalho dos construtivistas russos, os trabalhos iniciais de Renzo Piano e muitos outros”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.