Artboard Created with Sketch.

Álvaro Siza cria pavilhão com argila e folhas secas no México

O projeto é iniciativa da Fundação Casa Wabi e será um centro de artes para as crianças da comunidade de Oaxaca

 (João Morgado/CASACOR)

O arquiteto português vencedor do Pritzker em 1992, Álvaro Siza, escolheu folhas secas e argila para criar o novo prédio da Fundação Casa Wabi. O pavilhão fica em Oaxaca, México e foi um pedido do artista mexicano Bosco Sodi, fundador da organização. O local é destinado às crianças da região e funcionará como centro de artes.

 (João Morgado/CASACOR)

Trata-se do primeiro projeto de Siza do México. Ele é composto por três construções, emolduradas por uma parede curva de tijolos. Duas delas são grandes quiosques sem paredes laterais. Seu telhado foi feito com folhas de palmeiras secas, por meio da técnica local Palapa. O uso de folhas para cobertura é muito associado às edificações vernaculares e também está presente na arquitetura brasileira. Na realidade, os materiais e processos construtivos regionais foram escolhidos para que o projeto pudesse se conectar com seu entorno e servisse como um monumento em homenagem às tradições.

 (João Morgado/CASACOR)

Graças ao pé-direito de 7m, o espaço de sombra projetado pelas folhas trançadas é um escape do calor mexicano intenso. Ali, fica o local principal de atividades, dispondo de uma enorme mesa de concreto medindo 6×2 m.

 (João Morgado/CASACOR)

Além dos quiosques, o pavilhão é acompanhado de uma chaminé de 22m, assinada pelo artista Alberto Kalach, e uma estrutura menor, de tijolos, onde ficam os sanitários.

 (João Morgado/CASACOR)

A Fundação Casa Wabi é uma organização civil sem fins lucrativos que busca estimular o engajamento social pela arte. Fundada em 2014, ela opera duas casas, uma em Oaxaca, projetada por Tadao Ando (Pritzker 1995) e uma em Tóquio, além de espaços de exposição. Dentre os colaboradores célebres estão Kengo Kuma e Ambrosi Etchegaray.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.