Uma grande rede separa os dois andares e ainda oferece aconchego

A casa super confortável conta ainda com sistemas que capturam e filtram a água para um consumo mínimo do recurso

Por Yeska Coelho Atualizado em 11 Maio 2021, 12h36 - Publicado em 13 Maio 2021, 16h00
casa bosque com rede
FRAM Fotografía/CASACOR

Uma casa mexicana, chamada Bosque Sereno, recebeu uma grande rede para separar os dois andares da moradia. À frente do projeto, o escritório Fábrica de Espacios, investiu em uma arquitetura simples, porém aconchegante. A rede é parte essencial desse propósito, já que dá aos moradores a possibilidade de se deitar sem o perigo de cair.

“Uma rede têxtil permite a comunicação entre dois pisos, ao mesmo tempo que funciona como uma grande rede para a família ver um filme”, explica Hector Paredes, arquiteto do projeto.

casa bosque conta com madeira natural nos ambientes
FRAM Fotografía/CASACOR

Para aliar e trazer ainda mais conforto, os arquitetos investiram em piso de concreto e parede de tijolos para conferir uma atmosfera mais moderna e industrial. Apesar da escolha de elementos mais rústicos, eles apostaram em tons claros para preservar o aspecto clássico e clean da composição.

O espaço também contou com madeira natural para criar um espaço ainda mais acolhedor. Os arquitetos lançaram mão de ações sustentáveis como o mínimo de consumo de água, pois incorporaram ao projeto um sistema que captura e filtra a água usada no chuveiro e na pia e a recicla para ser utilizada no banheiro e para irrigação. Há também outro tanque que coleta e preserva a água da chuva no verão para uso posterior.

madeira natural em casa aconchegante com rede no centro
FRAM Fotografía/CASACOR

“A casa tem um carácter introvertido, onde cada janela está ligada ao pátio, ao céu ou à copa das árvores lá fora”, afirma Paredes.

A Casa Bosque é considerada como um “refúgio” pelos arquitetos responsáveis. Ela foi projetada com uma chaminé solar e janelas com vidros duplos, cujo objetivo é conservar a energia e manter a casa aquecida no inverno e fresca no verão.

Continua após a publicidade
Publicidade