O que é Casa Loft? Inspire-se em lindos projetos – CASACOR

Construídas originalmente em galpões industriais desocupados, essas moradias contemporâneas chamam a atenção pelo visual despojado e espaços integrados

Por Yeska Coelho Atualizado em 7 Maio 2021, 10h39 - Publicado em 10 Maio 2021, 09h30
CASACOR_RJ_2017_ STUDIO_ROCA_CASACOR RJ 2017
Loft (U). Studio Roca – CASACOR Rio de Janeiro 2017 Divulgação/CASACOR

Cheias de estilo, com uma atmosfera industrial e ambientes integrados, as casas loft se tornaram verdadeiras tendências de moradia contemporâneas. Quem se identifica com as características citadas anteriormente, vai adorar esse tipo de residência, que alia praticidade e aconchego.

É muito comum que as casas loft sejam provenientes de galpões e armazéns inutilizados – o que, de certa forma, acaba sendo também uma forma de dar nova função para espaços em desuso. Em razão dessa característica, esse tipo de moradia costuma contar com o pé direito duplo.

O que é uma casa loft?

Loft Cinex. Ney Lima - CASACOR BSB 2017
Loft Cinex. Ney Lima – CASACOR BSB 2017 Divulgação/CASACOR

Mais do que outros tipos de moradias, o loft possui uma bagagem histórica bem expressiva, que contribui diretamente para a criação de projetos. E por isso, entender o movimento que trouxe essas casas para o Brasil é fundamental.

Na França, a partir dos anos 50, os lofts passaram a ser considerados moradias urbanas. Tratavam-se de um espaço que geralmente ficava no alto de galpões, celeiros ou qualquer outra estrutura ampla em que os ambientes eram integrados  e com pé direito alto.

Loft Haven Home por Mike Hoffman e Lia Hermann
Loft Haven Home por Mike Hoffman e Lia Hermann – CASACOR SP 2018 LIO SIMAS/CASACOR

O movimento seguiu para Nova York na década de 60, e logo grandes produções de Hollywood começaram a abordar sobre o estilo – como Ghost e Flashdance. A partir desse momento, as casas loft se tornaram queridinhas e sofreram grande expansão ao redor dos Estados Unidos.

Como se tratava de uma moradia “improvisada”, muitas vezes eleita como lar de artistas e profissionais liberais, as casas loft costumavam ser super despojadas e alternativas. E isso é algo que se reflete até os dias de hoje.

Loft Ninho. Nildo José - CASACOR 2018.
Loft Ninho. Nildo José – CASACOR 2018. Reprodução NJ + Arquitetos/CASACOR

Reformular o galpão não é totalmente necessário para incorporar um loft. Pelo contrário: o que se espera é manter ao máximo as características marcantes da construção antiga, mas com elementos que garantam conforto. Por essa razão, em muitos ambientes é comum a presença de pilastras.

>> 43 lofts e estúdios da CASACOR para você se inspirar

Características de uma casa loft

casacor sao paulo quarto cama madeira decoracao nildo jose loft ninho
Loft Ninho, para a CASACOR São Paulo 2018 Marco Antonio/CASACOR

Existem diferentes construções loft diferentes. Hoje, alguns arquitetos inovam e conseguem criar um estilo super elegante nesses modelos rústicos de morar.

Ainda assim, vale trazer algumas características gerais que costumam ser bem incorporadas aos lofts. São elas:

  • Pé direito alto: por se tratar de um ambiente antes voltado para indústrias, a distância do teto ao piso costuma ser bem significativa;
  • Ambientes integrados: a integração de espaços é outra característica pensando que esses espaços sofrem poucas alterações de sua estrutura. Geralmente, as divisórias são feitas com o uso de marcenaria;
  • Janelas amplas: a iluminação é um ponto focal para casas loft. A ideia é tornar os espaços mais amplos;
  • Tubulação hidráulica a mostra: o que antes poderia ser sinal de desleixo, hoje compõe o design de interiores e de quebra cria um clima industrial cativante.

Estilo Industrial

É impossível falar de casa loft sem falar sobre o estilo industrial. Afinal, esses dois andam lado a lado. Uma decoração industrial possui todas as características de uma casa loft, e por isso, esse estilo é um dos mais queridos para compor o décor desses ambientes.

Incorporar tijolos aparentes, cimento queimado e metais na decoração de uma casa loft é algo bastante comum, afinal, o clima rústico lhe cai super bem.

Diferença entre loft, kitnet e estúdio

Loft de Los Chicos. Luisa Anticona, Margarita Bracamonte e Marcia Lenz. CASACOR Peru 2019
Loft de Los Chicos. Luisa Anticona, Margarita Bracamonte e Marcia Lenz. CASACOR Peru 2019 Reprodução Facebook CASACOR Peru/CASACOR

Ainda que sejam moradias distintas, existem muitas dúvidas sobre as diferenças entre esses três conceitos. A seguir, separamos as principais características e diferenças entre eles:

Continua após a publicidade

Loft: o loft é uma moradia moderna que surgiu com o objetivo de dar nova forma a antigos edifícios comerciais inutilizados. Por essa razão, costumam contar com o pé direito duplo e todos os ambientes integrados;

Estúdio: diferente dos lofts, os estúdios não são totalmente integrados. Os espaços possuem medição de, em média de 30 m², com mais divisórias e geralmente delimitados por paredes. São geralmente incorporados à prédios que oferecem espaços comuns como lavanderia, salão de jogos e academia;

Kitnet: as kitnets são moradias mais populares principalmente nos centros urbanos. Possuem geralmente de 20 m² a 40 m², ou seja, mais extensas do que os modelos tradicionais. Costumam ser divididas em banheiro, cozinha americana que divide o restante dos espaços.

Modelos de casa loft

Loft Renault. MF + Arquitetos - CASACOR Franca 2017
Loft Renault. MF + Arquitetos – CASACOR Franca 2017 Divulgação/CASACOR

Para decorar um loft é importante uma composição coerente, já que todos os espaços são abertos e amplos. O pé direito duplo é um excelente aliado na decoração de interiores, e pode e deve ser aproveitado para uma decoração inovadora.

A seguir, confira os principais modelos de loft para compor o décor do ambiente:

Loft Industrial

Casa-Capital-Ney-Lima-brasília-2019-Jomar-Bragança
Casa Capital – Ney Lima. CASACOR Brasília 2019. Jomar Bragança/CASACOR

Decoração com itens metálicos, paredes com tijolo aparente ou mesmo cimento queimado são marcas registradas de lofts que seguem um estilo industrial.

Como você já viu nesse conteúdo, trata-se do modelo de loft mais rotineiro, que remete inclusive às raízes do edifício – voltadas a uma atmosfera mais empresarial, porém cheia de conforto.

Loft contemporâneo

CCSP= InTown-Arqutetura-Loft-Mobile-Denilson-Machado-MCA-Estudio-4
Loft Mobile. InTown Arqutetura – CASACOR São Paulo Denilson Machado/CASACOR

Criar um estilo sofisticado em uma casa loft tem sido uma ideia certeira que muitos especialistas investem. A ideia é aproveitar a boa iluminação e os espaços integrados para compor peças com design arrojado e que garantam máxima elegância ao espaço.

Loft rústico

Loft Essencial. Cacau Ribeiro - CASACOR Ribeirão Preto 2019
Loft Essencial. Cacau Ribeiro – CASACOR Ribeirão Preto 2019 Felipe Araújo/CASACOR

Incorporar elementos rústicos é uma boa aposta para casas loft. Investir em madeira, móveis de couro e elementos decorativos em cerâmica ajudam a trazer essa sensação mais natural.

É um estilo muito comum em cabanas que pregam pelo ecoturismo, na intenção de oferecer um clima mais intimista e natural.

Decoração de casa loft

Ambiente essencia feminina integra sala com sala de jantar
Loft Essência Feminina. Simone Pedreschi. CASACOR Ribeirão Preto 2019 Felipe Araujo/CASACOR

Fazer a decoração de um loft pode ser desafiador, justamente na parte de criar equilíbrio em cada ambiente. Para isso, é importante contar com alguns recursos-chave que vão ajudar com isso.

Marcenaria: a marcenaria é com certeza uma grande aliada à decoração de lofts. Com ela, é possível criar espaços funcionais, com mobiliários que tenham além de tudo alta durabilidade e estilo.

Espaços multiuso: uma mesa de jantar que também serve como bancada para cozinha, ou um painel de televisão que serve para separar o quarto e a sala de estar são ideias de itens multiuso que podem ser utilizados no loft para ganhar espaço.

Revestimentos harmoniosos: por se tratar de um espaço integrado, é importante que os revestimentos eleitos para compor o cenário sejam harmoniosos e não conflitem entre si, assim, evitando um desgaste visual dos ambientes.

Continua após a publicidade
Publicidade