Decoração industrial: 10 ambientes que seguem essa tendência

Tijolos aparentes, iluminação em trilho, cimento queimado e mais uma série de itens que marcam presença nesse estilo se destacam nos projetos

Por Yeska Coelho Atualizado em 29 jun 2021, 13h09 - Publicado em 16 jun 2021, 08h03
Estúdio +55, por Triart Arquitetura - CASACOR São Paulo
Estúdio +55, por Triart Arquitetura – CASACOR São Paulo Divulgação/CASACOR

A decoração industrial é uma tendência que veio para ficar, afinal, há anos que essa modalidade vem aparecendo nos mais diversos projetos de decoração, e o esperado é que continue por mais muitos anos.

Ainda que atemporal, é um estilo que está sempre se reinventando e incorporando novos itens para compor sua atmosfera contemporânea.

Tijolos, iluminação em trilhos, itens metálicos, integração de ambientes, concreto, vigas, canos e estruturas aparentes são alguns exemplos de como o estilo industrial marca presença.

A seguir, separamos 10 ambientes industriais que passaram pelo CASACOR e mostraram que é possível conciliar sofisticação a uma decoração mais rústico!

sala de estar com paredes de vidro dando vista para o lado de fora. Uma parede de tijolos foi incluída atrás do sofá
Maíra Acayaba/CASACOR

Aliando aconchego e sofisticação ao estilo industrial os arquitetos do Estúdio Penha foram certeiros em vários aspectos. Os tijolos aparentes e os canos metálicos passam charme e modernidade ao projeto.

Além disso, o escritório optou por paredes nada convencionais. Feitas de vidro, elas dão vista para o lado de fora, e de quebra o espaço fica mais iluminado durante o dia e com melhor circulação.

cozinha gourmet com ilha no centro e estilo industrial
Divulgação/CASACOR

Essa charmosa cozinha gourmet, assinada por Deise Maturana, fez bonito no CASACOR Rio de Janeiro 2019. Uma grande ilha no centro com bancada integrada para recepcionar também é uma marca industrial esperta e funcional.

É possível destacar outros elementos, como a iluminação em trilho e a serralheria em tons mais escuros. Tudo isso criando um visual bastante moderno e industrial.

banheiro unissex com cimento queimado reforçando o estilo industrial
Divulgação/CASACOR

O banheiro unissex criado por Gustavo Neves para o CASACOR São Paulo 2016 é um verdadeiro exemplo de decoração industrial “raiz”.

O cimento queimado com uma textura mais rústica combinam com o clima moderno e nada ortodoxo que o profissional queria. O contraste dos tons de cinza é marcante, seja pelos quadros do modelo brasileiro Ivan Erick, na cuba da pia e nos adornos pretos.

É um banheiro cheio de personalidade e estilo!

Continua após a publicidade
CASACOR Peru estilo industrial em sala de estar
Divulgação/CASACOR

Essa sofisticada sala de estar é a prova de que não é necessário abrir mão da elegância ao apostar em um estilo industrial. Fazendo um mix entre itens rústico e uma composição mais orgânica, o projeto de Diego Oliveira foi destaque no CASACOR Peru 2019.

A paleta de cores regressa aos anos 50 pós-Bauhaus, em que o concreto exposto se impõe, além do preto e da madeira nas tonalidades acinzentada. Para trazer leveza, plantas suspensas foram muito bem aproveitadas na composição.

Quarto de casal estilo industrial
André Nazareth/CASACOR

Dá para investir no decoração industrial para o quarto? Claro que sim! Apesar de ser um cômodo que pede uma leveza para passar aconchego, é possível incorporar itens de maneira equilibrada para garantir um visual contemporâneo, que vise o conforto.

O projeto feito por Caroline Taveira, Mariana Barbosa e Barbara Schwartz integra quarto, living, cozinha e banheiro e marcou presença no CASACOR Rio de Janeiro 2017.

Para “quebrar” os tons mais escuros, itens de madeira e couro caramelo trazem mais leveza e equilíbrio ao espaço.

loft em Pernambuco com estilo industrial
Denilson Machado/CASACOR

Batizado como Loft Mohar, os 44 m² foram totalmente pensados para serem funcionais, e dessa forma, a integração de ambientes se faz presente. Isso por si só já é uma forte marca do estilo industrial, melhor ainda quando itens de personalidade são incluídos para criar um design único.

A responsável pelo projeto foi Rafaella Bittencourt. Ela optou por investir no mobiliário de Gustavo Bittencourt e Guilherme Torres, que apresentaram de maneira prática uma estética industrial bastante sofisticada. O projeto foi destaque no CASACOR Pernambuco 2019.

escritório em tons de cinza escuro e claro estilo industrial
Divulgação/CASACOR

Investir em um escritório virou tendência para projetos residenciais. Aqui, Denise Zuba e Juliana Zuba criaram uma solução personalizada para um casal jovem que trabalha intensamente.

O mix de cinza e as cadeiras metálicas reforçam a atmosfera industrial que marcou presença no CASACOR Brasília 2016. Por se tratar de um espaço de metragens reduzidas, a arquiteta incluiu um espelho no centro para dar mais dinamismo e amplitude ao projeto.

cozinha com ilha industrial erica salgueiro casacor 2017
Denilson Machado/CASACOR

A Cozinha Industrial de Érica Salgueiro para a CASACOR São Paulo 2017. A arquiteta traz uma decoração industrial super elegante, com marcenaria aliada a elementos típicos como a parede e floreira de cimento. Para trazer leveza, uma parede de lousa se destaca.

Loft Cinex por Ney Lima -CASACOR Brasilia
Loft Cinex por Ney Lima -CASACOR Brasília Divulgação/CASACOR

Um Loft, por si só, já carrega uma bagagem histórica de decoração industrial. O Loft Cinex respeitou às origens e, à frente do projeto, Ney Lima investiu em uma proposta que alia elementos tipicamente industriais com peças de design mais contemporâneo. O resultado foi um “industrial chique” muito agradável e foi exibido na CASACOR Brasília 2017.

Home office XXI - Decoração industrial
Esdras Guimarães/CASACOR

A decoração industrial oferece muitas possibilidades de decoração. Prova disso é o Home Office XXI assinado por Rosalinda Pinheiro para a CASACOR Ceará 2017. A ideia da profissional foi criar uma atmosfera industrial com elementos mais “clean” que deixassem o ambiente iluminado e ao mesmo tempo criativo.

Continua após a publicidade
Publicidade