As torres de Milão Hadid, Libeskind e Isozaki foram unidas; veja como

O escritório BIG começou a construir um prédio batizado como CityWave que irá fazer uma conexão visual entre as três torres tradicionais de Milão

Por Yeska Coelho Atualizado em 19 nov 2021, 10h59 - Publicado em 19 nov 2021, 16h00
Nova torre de Milão projetada pela BIG
Divulgação/CASACOR

As tradicionais torres de Milão Hadid, Libeskind e Isozaki agora vão ser unidas visualmente com a criação de um novo empreendimento na região. À frente do projeto, o escritório dinamarquês BIG está construindo um quarto edifício para o local, que contém torres dos arquitetos Zaha Hadid, Daniel Libeskind e Arata Isozaki.

Batizado como CityWave, o BIG recebeu o desafio de “completar, mas não competir” com os edifícios existentes no distrito CityLife. Como proposta, serão criados dois edifícios que servirão como escritórios baixos, unidos por um telhado curvo que cobrirá o grande espaço público.

Nova torre de Milão projetada pela BIG
Divulgação/CASACOR

O novo empreendimento foi inaugurado em setembro deste ano, mas a BIG ainda pretende inovar e desenvolver ações sustentáveis para incluir uma cobertura completa de painéis fotovoltaicos no telhado. Entre os dois edifícios baixos, há um grande espaço público coberto por um telhado inclinado.

Nova torre de Milão projetada pela BIG
Divulgação/CASACOR

Os arquitetos projetaram um edifício de 12 e 22 andares conectado por um dossel curvo, que fornece uma conexão visual entre as torres já existentes. “Em vez da arquitetura dos edifícios individuais, o espaço entre eles na verdade se torna este novo espaço público muito generoso que é protegido do sol e protegido da chuva”, explicam.

Telhados sustentáveis

 

Continua após a publicidade

Nova torre de Milão projetada pela BIG
Divulgação/CASACOR

A arquitetura e sustentabilidade estão mais unidas do que nunca, e no projeto da BIG isso se reflete no uso do telhado, que agora terá mais de 200 metros de comprimento, com cerca de 11.000 m² de painéis capazes de produzir cerca de 1.200 megawatts-hora de energia por ano. Segundo os arquitetos, esse pode ser o maior dossel solar urbano integrado da Europa.

Nova torre de Milão projetada pela BIG
Divulgação/CASACOR

A CityWave já obteve a pré-certificação LEED no nível Platinum e terá como objetivo a certificação Gold WELL para seu padrão de saúde e bem-estar e a certificação Platinum WiredScore por ter tecnologias digitais eficientes e bem integradas.

Até 2025, a ideia é que todas as ações de sustentabilidade e infraestrutura estejam finalizadas, segundo a BIG.

Fonte: Dezeen

Continua após a publicidade

Publicidade