A Holiday Home é uma cabana flexível que se adapta ao longo do dia
A equipe da Orange Architects decidiu otimizar os espaços internos ao abrir mão das paredes e investir em painéis de madeira não fixos como divisórias
Na ilha de Texel, na Holanda, o escritório Orange Architects desenhou uma cabana compacta com interior flexível, que pode ser adaptado às necessidades dos moradores ao longo do dia. Localizada no interior de uma floresta da região, a cabana de férias aproveita ao máximo a paisagem circundante – e, inclusive, permite que os proprietários caminhem até a costa do Mar do Norte em apenas dez minutos.
Do lado de fora, a residência foi revestido por madeira carbonizada, conferindo um aspecto rústico à forma moderna do telhado irregular, que se eleva de um lado para acomodar uma área de dormir.
Com apenas 70 metros quadrados, a casa foi cuidadosamente planejada para responder ao clima predominante: a elevação norte é mais fechada para protegê-la dos ventos frios, enquanto a elevação sul se abre para permitir a entrada de luz solar.
No interior, em especial nas áreas de estar, o grupo de arquitetos da Orange decidiu abrir mão das paredes e, em vez disso, utilizar um sistema de painéis de madeira não fixos que podem dividir o interior em zonas funcionais inteligentes, que se adaptam e se reconfiguram à gosto dos moradores.
Assim, durante o dia, quando há menos necessidade de espaços privados, a sala, o quarto, o hall de entrada e a área do chuveiro formam um único espaço integrado. À noite, as portas giratórias podem ser usadas para separar o quarto e transformar a área do banho em um banheiro privativo.
“Ao permitir que o interior seja transformado, o espaço interno é otimizado, mantendo-o compacto e eficiente, evitando salas não utilizadas durante o dia”, disseram os arquitetos.
Apesar de sua pegada compacta, o interior da casa é luminoso e espaçoso devido ao uso de madeira de cor clara e da marcenaria planejada nas áreas sociais.
A cabana foi pré-fabricada em terra firme antes de ser desmontada e transportada para a ilha. Este método permitiu sua montagem mais rápida, limpa e menos invasiva ao meio ambiente.
Fonte: Dezeen