Casa Rosa assinada por 23o5, no Vietnã, tem abertura circular no telhado

Com o objetivo de trazer o contraste entre a imensidão da natureza e o ambiente interno, uma abertura circular no teto foi instalada

Por Yeska Coelho Atualizado em 30 ago 2021, 10h42 - Publicado em 31 ago 2021, 16h00
Casa Rosa com abertura circular no teto
Hiroyuki Oki, Hoàng Lê/CASACOR

Projetada pelo estúdio 23o5, no Vietnã, e batizada como “Casa Rosa“, esta morada tem estruturas leves pois adota uma volumetria simples. No projeto, o que chama mais a atenção é a parte superior, que é aberta em formato circular, deixando o ambiente arejado e com um destaque surpreendente.

O objetivo da estrutura circular é conectar a casa ao céu e trazer uma harmonia maior com a natureza. O ambiente como um todo busca por uma paleta em tons terrosos com um revestimento único, em todo espaço, de wash stone (granito) por dentro e por fora, borrando os limites e permitindo uma transição perfeita entre eles.

Casa Rosa com abertura circular no teto
Hiroyuki Oki, Hoàng Lê/CASACOR

Para trazer a natureza para o projeto, plantas foram incorporadas ao teto. Para o estúdio responsável pelo projeto, o objetivo era de mostrar a imensidão da natureza em contrapartida ao ser humano. O verde neste cenário interpõe o espaço como se estivesse invadindo o ambiente.

Casa Rosa com abertura circular no teto
Hiroyuki Oki, Hoàng Lê/CASACOR

“A arquitetura tem uma relação material especial com a vida humana, como cobertura e base para a vida que se desenvolve em torno dela”, afirmou o estúdio.

A funcionalidade também foi um forte aspecto que os arquitetos queriam trazer, bem como a privacidade e o sossego. A paisagem natural aliada aos tons terrosos tem o poder de trazer essa harmonia para dentro do lar, além disso, a mistura entre cores quentes e suaves contribuiu para não deixar o projeto sem graça.

Fonte: Designboom

Continua após a publicidade
Publicidade