Painel Ripado: arquitetos mostram como usar em diferentes ambientes

Inspire-se nestes lindos projetos que apostaram no painel ripado de madeira para trazer mais elegância e modernidade à decoração

Por Yeska Coelho Atualizado em 27 ago 2021, 14h24 - Publicado em 27 ago 2021, 11h00
Projeto por Helô Marques
Projeto de Helô Marques. Pedro Mascavo/CASACOR

O painel ripado de madeira é a peça de marcenaria voltada para a decoração preferida de arquitetos e designers de interiores. O uso desse elemento traz uma nova textura ao ambiente e contrasta muito bem com outros elementos dispostos no espaço, como tapetes e revestimentos do piso.

De maneira geral, a decoração com madeira sempre teve sua posição garantida como queridinha para obter conforto e elegância. Isso porque se trata de um material que traz a natureza para dentro do espaço – e, por isso mesmo, passa essa sensação de acalento. Ao mesmo tempo, é sutil e conversa bem com outros itens do décor, o que faz com que a madeira se adeque tão bem a vários estilos.

Para Sâmia Rossin, diretora comercial da Akafloor, afirma que a empresa aumentou o portfólio para atender essa tendência de revestimentos ripados. “Seguindo essa linha, ampliamos nosso portfólio de revestimentos para atender a demanda por painéis ripados, mas com a madeira maciça e toda nossa expertise. Eles mudam por completo os ambientes e podem ser aplicados em parede ou teto, por exemplo”, explica.

decoração design arquitetura helo marques apartamento cores texturas são paulo janelas
Projeto de Helô Marques. Pedro Mascaro/CASACOR

No projeto de apartamento acima, por exemplo, a arquiteta Helô Marques criou um pano de fundo mais neutro para que os elementos decorativos sobressaíssem. Ela apostou em um painel ripado para o suporte da televisão na mesma cor do piso, o que deixou tudo bastante uniforme e deu mais amplitude à sala de estar.

Projeto por Barbara Dundes
Projeto de Barbara Dundes. Marco Antonio/CASACOR

O uso do painel ripado também pôde ser visto neste projeto da arquiteta Barbara Dundes, que utilizou o elemento no quarto de um jeito inovador. Ali, o painel faz um jogo de paginações para chamar a atenção para a televisão.

Continua após a publicidade

A profissional apostou no elemento para protagonizar o quarto e escolheu uma cor mais escura que passa sensação de conforto para o ambiente.

Projeto por Nildo José
Projeto de Nildo José. Fran Parente/CASACOR

Outro especialista que apostou no ripado para o quarto foi Nildo José. A proposta do arquiteto foi a de utilizar as ripas na parte de trás da cabeceira, dando um toque inovador para que o projeto não ficasse tão convencional, como seria se ele utilizasse elementos mais tradicionais – como quadros, papel de parede e prateleira.

Aqui, o painel ripado de madeira contrasta com o cimento queimado do teto, garantindo um aspecto contemporâneo e sofisticado ao ambiente.

Projeto de Très Arquitetura
Projeto de Très Arquitetura. Evelyn Muller/CASACOR

Do teto ao chão, o projeto assinado pela Très Arquitetura apostou no ripado para trazer um ar mais despojado e surpreendente no ambiente do bar e do lavabo. A residência localizada no interior de São Paulo ficou com um clima ainda mais de casa de campo com o uso do painel ripado remetendo à natureza.

Projeto de Très Arquitetura
Projeto de Très Arquitetura Evelyn Muller/CASACOR

Destaque para o uso do painel ripado no teto do banheiro, que harmonizou muito bem com a textura de tecido na parede.

Continua após a publicidade
Publicidade