Estádio em forma de “boné árabe” é inaugurado para a Copa do Mundo 2022
O arquiteto catariano Ibrahim M. Jaidah ficou à frente do projeto e apostou em um formato redondo para homenagear o tradicional boné gahfiya
Um dos eventos mais esperados, que acontece a cada quatro anos, é sem dúvida a Copa do Mundo FIFA. No próximo ano, o Catar será palco dos jogos desportivos, e receberá milhares de pessoas do mundo todo. Em Doha, o Estádio Al Thumama acaba de ter suas obras concluídas.
A estrutura do novo Estádio surpreende e estava sendo muito aguardada. Isso porque ele é uma verdadeira homenagem e reflexo da cultura de Catar. O arquiteto catariano Ibrahim M. Jaidah ficou à frente do projeto e o fez baseado em um boné gahfiya, uma homenagem ao clássico “boné árabe”, conhecido mundialmente.
O nome “Al Thumama” foi dado em homenagem a uma árvore encontrada na cidade, que é como se fosse uma joia nos entornos do local. Em relação a sua estrutura, o estádio possui capacidade de abrigar até 40 mil pessoas e está localizado ao sul de Doha.
“Lembro-me daquela noite, coloquei minhas mãos em todos os tipos de gahfiyas para estudar os diferentes padrões de cada um. Sempre o usei quando criança, no entanto, não esperava ver todas as formas diferentes e a profundidade de seus desenhos”, conta o arquiteto.
Com uma arquitetura afetiva, pensada em algo tão tradicional, o que se espera é que a visita até o Catar apresente um pouco mais da cultura do país, através dos eventos futebolísticos.
Após a Copa do Mundo, a capacidade do estádio será reduzida, com a retirada de 20 mil assentos das arquibancadas superiores. Em seu lugar, será construído um hotel boutique com 60 quartos voltados diretamente para o campo.
Fonte: DesignBoom