Os 10 projetos mais bonitos da CASACOR segundo os leitores

A difícil tarefa de eleger os projetos mais bonitos de CASACOR foi encarada pelos leitores, que votaram e escolheram os 10 ambientes a seguir

Por Giovanna Jarandilha Atualizado em 1 jul 2021, 11h14 - Publicado em 15 jul 2021, 10h00
espaços projetos mais bonitos casacor
Divulgação/CASACOR

Todos os anos, a CASACOR apresenta centenas de projetos, entre casas completas, salas de estar, cozinhas, banheiros e lavabos, além de jardins e varandas que são verdadeiras fontes de inspiração – e difícil é a tarefa de tentar escolher os melhores entre eles. Mas é isso que nossos leitores se propuseram a fazer: eleger os ambientes mais bonitos das últimas edições de CASACOR, de 2018 a 2021, que foram reunidos aqui neste compilado.

Além de fazer uma viagem às edições passadas de CASACOR, os 10 ambientes aqui listados oferecem ideias de muito bom gosto para se inspirar. Confira!

Casa completa

 

casa syshaus arthur casas casacor sao paulo 2018
Filippo Bamberghi/CASACOR

A Casa Syshaus é um dos projetos mais memoráveis da CASACOR São Paulo. Na edição 2018 da mostra, Arthur Casas apresentou o sistema modular SysHaus – uma tecnologia desenvolvida por seu escritório que tornou possível erguer uma casa de alto padrão em menos de um mês, com resíduos e consumo de água praticamente zero.

casa syshaus
Filippo Bamberghi/CASACOR

O projeto foi vencedor da enquete que selecionou a casa preferida da CASACOR 2018. Entre os concorrentes, a Casa Syshaus se destacou por utilizar 100% de materiais recicláveis, além da cobertura verde, que contribui naturalmente para o conforto térmico e acústico, dando o máximo respeito à natureza em todos os processos da construção.

Cozinha

 

casa berilo leroy merlin studio ro+ca casacor são paulo 2019
Divulgação/CASACOR

Em um ambiente que estimula a criatividade, o ponto de partida é a pedra Berilo, cuja cor esmeralda percorre toda a decoração. O projeto do Studio Ro+Ca na CASACOR São Paulo intitulado Casa Berilo Leroy Merlin foi eleito como a cozinha favorita da edição 2019 da mostra, provando que é possível criar um ambiente cool e sofisticado com materiais hi-lo.

Antes disso, os leitores já haviam sido convidados a votar em sua cozinha favorita da mostra de 2018. Na ocasião, um empate: o público não conseguiu decidir entre a cozinha Le Riad Bontempo, de Roberto Migotto, e cozinha da Casa Terra, de Paola Ribeiro. Ambas empataram no primeiro lugar com 14% dos votos cada uma.

roberto migotto
Divulgação/CASACOR

A primeira é inspirada em um tipo de construção do Marrocos, voltada para dentro a um pátio com jardim interno. Roberto Migotto propôs com seu Le Riad Bontempo uma releitura contemporânea onde a casa de 400 m² se abre para o jardim de 200 m². A cozinha enaltece a praticidade com móveis fixos e linhas retas.

CC-SP-2018-Paola-Ribeiro-Casa-Terra-foto-Denilson-Machado-

Já na Casa Terra, as duas grandes árvores que se encontravam no terreno foram integradas ao espaço. A sensação de estar em um jardim é reforçada pelo uso de vidro e grandes caixilhos, convidando o verde para dentro com tons naturais e amadeirados. Na cozinha, a bancada mescla pedra e marcenaria.

Sala de estar

 

sala do piano casacor rio
Denilson Machado/CASACOR

Uma sala de estar que oferece um passeio por diferentes épocas e combina o melhor do design nacional com o mobiliário contemporâneo: esta é a Sala do Piano, de Luiz Fernando Grabowsky na CASACOR Rio de Janeiro 2021. O ambiente une desde uma grande cômoda do século XIX original da casa, até peças assinadas de design, como a estante Icon de Jader Almeida e as peças do modernista Jorge Zalszupin.

sala do piano casacor rio
Denilson Machado/CASACOR

Na votação, o projeto concorreu ao lado de outras 12 salas de estar versáteis e foi o vencedor com 34,45% dos votos. O ambiente dedicado à música chama a atenção devido ao piano ali residente, desde sempre, quando a casa ainda pertencia aos moradores originais.

Quarto e suíte

 

quarto sossego angela cambraia casacor brasilia 2019

O décor vintage do Quarto Sossego é encantador e ninguém está imune a ele. Isso ficou evidente na votação que o elegeu como o favorito da CASACOR Brasília 2019, com 51,48% dos votos. Não à toa, o projeto de Angela Cambraia é um verdadeiro paraíso do bem-estar e conforto.

quarto sossego angela cambraia casacor brasilia 2019
Divulgação/CASACOR
Continua após a publicidade

Em apenas 46 m², o quarto traz uma decoração personalizada e única, que transforma o ambiente em um tipo de universo particular, acolhendo o morador com tudo o que ele mais aprecia. O mobiliário ativa a memória afetiva, trazendo peças que são herança da própria arquiteta, objetos pessoais, retratos e plantas.

Em outra votação, o Quarto da Estilista concorreu com mais de 20 projetos e venceu com 46,17% dos votos.

Quarto da Estilista. Dinah Lins - CASACOR Bahia 2019
Marcelo Negromonte/CASACOR

Apenas 33 m² foram necessários para a designer Dinah Lins prestar homenagem à mulher contemporânea com toda sua força e independência. A homenagem se traduz no Quarto da Estilista com um olhar direcionado aos materiais e texturas certos. Os tons terrosos e alaranjados, materiais em couro, linho, madeira, terracota e palha vão ao encontro do estilo de Irá Salles, profissional que inspirou o espaço.

quarto da estilista dinah lins casacor
Divulgação/CASACOR

Entre os destaques, estão a charmosa poltrona suspensa de fibra natural de bananeira e a cabeceira em palhinha desenhada especialmente para o ambiente.

Varanda

 

varanda-gourmet-daniela-lopes-bahia-2019-gabriela-daltro
Gabriela Daltro/CASACOR

Assinado por Daniela Lopes, a Varanda Gourmet é uma área de descanso e reconexão ao redor da natureza. O espaço, que traz contornos de naturalidade, presente na textura do couro e do linho, venceu a enquete sobre a varanda preferida da CASACOR 2019.

varanda-gourmet-daniela-lopes-bahia-2019-gabriela-daltro
Gabriela Daltro/CASACOR

O espaço foi composto essencialmente em dois tons: um marrom que se aproxima da madeira e um branco muito límpido, responsável pela sensação ampla do ambiente. A aparência clean também vem das grandes aberturas para o exterior, que dão para um o verde suntuoso de um jardim lateral. Sofisticado, o espaço conta com um espaço gourmet e bar, além da sala de tv e um charmoso canto de leitura. O projeto marcou presença na CASACOR Bahia 2019.

Sala de jantar

 

naomi abe sala de jantar
Divulgação/CASACOR

Quando perguntados sobre a sala de estar preferida da CASACOR 2018, os leitores não hesitaram em escolher: a eleita foi a Sala de Jantar, de Naomi Abe, com 20% dos votos. O aspecto mais marcante do projeto, pelo qual até hoje é lembrado, são os cobogós cerâmicos que exaltam brasilidade, também presente no piso com inspiração nas cores das obras de Tarsila do Amaral.

naomi abe casacor

A madeira é bem representada no mobiliário assinado e remete às matérias-primas encontradas no país. Além dela, o linho e os azulejos cumprem o papel de tornar a sala mais acolhedora. O rejunte atrás do aparador recebe acabamento em fitas de ouro, feito em uma parceria com o artista plástico João Migotto.

Banheiro

 

alex-bonilha-espaco-ser-casacor-sao-paulo-2019
Evelyn Muller/CASACOR

Entre todos os banheiros da CASACOR São Paulo 2019, a votação elegeu o do Espaço SER, de Alex Bonilha, como o preferido do público. Com um total de 38% dos votos, o projeto marcou a estreia do arquiteto na mostra paulistana.

espaço ser alex bonilha
Evelyn Muller/CASACOR

Em parceria com a designer Mahely Oliveira, o estúdio é composto por um living, um hall de entrada e um banheiro, divididos ao longo de 60 m². A decoração intimista traz um mood predominantemente preto, refletindo a preferência dos profissionais pelo morar contemporâneo, evidente também nas formas e materiais do mobiliário.

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade