Continua após publicidade

CASACOR 2023: confira os 750 ambientes de todas as edições do ano!

Salas, quartos, lofts, cozinhas, jardins, restaurantes, galeria de arte, lojas... Conheça todos os projetos das mostras do Brasil, Peru e Bolívia

Por Nádia Sayuri Kaku
1 jan 2024, 10h00

Corpo & Morada foi o tema que inspirou os profissionais que participaram das 20 edições da CASACOR que aconteceram em todo o Brasil – além de Peru e Bolívia – durante o ano de 2023. Foram 750 projetos, entre salas, quartos, cozinhas, jardins, restaurantes e outros ambientes, que trouxeram inúmeras interpretações do tema, além de apresentarem as últimas tendências e lançamentos do mundo do design e da decoração.

Este ano, além dos eventos físicos, as mostras também puderam ser acompanhadas por meio de vídeos, reportagens e anuários. O aplicativo (disponível na APP Store ou no Google Play) também possibilitou uma verdadeira imersão no universo CASACOR.

Enquanto esperamos pelas mostras de 2024 – que terão como tema De Presente, o Agora –, confira abaixo todos os projetos de 2023.

São Paulo

Pelo segundo ano consecutivo, a CASACOR SP aconteceu no prédio do Conjunto Nacional, projeto de David Libeskind na Avenida Paulista, mas aumentou de tamanho: foram 74 ambientes em uma área de 11 mil m². Entre as novidades desta edição, destaque para o sucesso do leilão silencioso promovido pela amigo_h Einstein, que arrecadou o valor de R$ 35.400 – destinado à disseminação do Código Latino Americano e Caribe Contra o Câncer – e para o impressionante índice de 99,7% de desvio de aterro e nota A em boas práticas que resultou no Certificado Lixo Zero pelo terceiro ano consecutivo.

Saiba mais sobre a CASACOR SP: acesse o anuário digital, as reportagens e os vídeos.

Continua após a publicidade

Rio de Janeiro

A CASACOR Rio de Janeiro 2023 voltou à Residência Brando Barbosa, no Jardim Botânico, com uma proposta mais inovadora: a de um hotel boutique! Inspirado na vocação original do palacete – a de receber –, o espaço virou um hotel exclusivo com 43 ambientes, entre áreas abertas ao público como bares descolados, restaurantes charmosos e, claro, a exuberância de 12 mil m² de jardins formados por espécies da Mata Atlântica. Este ano, parte dos recursos da festa beneficente da CASACOR Rio foi destinada à RIOInclui, associação filantrópica que atende pessoas com deficiência e suas famílias.

Saiba mais sobre a CASACOR Rio: acesse o anuário digital, as reportagens e os vídeos.

Minas Gerais

Um dos grandes atrativos da CASACOR Minas Gerais 2023 foi a mudança de endereço: a sede escolhida é um complexo formado por três casas das décadas de 1930 e 1940 e parte de um edifício contemporâneo que está sendo erguido no local. A construção pertenceu à família do arquiteto José Eduardo Ferolla, o homenageado desta edição. Este ano, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio Estado de Minas de Arquitetura e Design elegeu os melhores espaços na mostra mineira, que contou com 39 projetos.

Continua após a publicidade

Saiba mais sobre a CASACOR Minas Gerais: acesse o anuário digital, as reportagens e os vídeos.

Brasília

Com uma área de 6 mil m², a CASACOR Brasília 2023 ocupou dois pavimentos da Arena BRB Mané Garrincha, maior estádio do país. Foram 49 ambientes erguidos entre as 289 colunas de 36 m de altura que circundam o estádio em uma área de 6 mil m². Este ano, a mostra alcançou número recorde visitantes, com mais de 30 mil pessoas.

Saiba mais sobre a CASACOR Brasília: acesse o anuário digital, as reportagens e os vídeos.

Santa Catarina

O icônico Hotel Maria do Mar, em Florianópolis, foi a sede da CASACOR Santa Catarina 2023 e abrigou os 32 ambientes com vista para o mar. O endereço futuramente se tornará um residencial com operações comerciais – mas também já foi confirmado como sede da edição 2024.

Continua após a publicidade

Saiba mais sobre a CASACOR Santa Catarina: acesse o anuário digital e as reportagens.

Paraná

A CASACOR Paraná 2023 apresentou 39 ambientes nos 6500 m² do Edifício AQUA, antigo centro poliesportivo que já abrigou a mostra outras duas vezes. Este ano, a proposta foi apresentar mais espaços interativos que constituem endereços de compras e consumo no local, transformando a CASACOR em um passeio completo, inclusive para famílias com crianças.

Saiba mais sobre a CASACOR Paraná: acesse o anuário digital e as reportagens.

Continua após a publicidade

Pernambuco

A CASACOR Pernambuco 2023 aconteceu no Edifício Chanteclair, no Bairro do Recife, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade – que também abrigou o evento no ano passado. Nesta edição, foram 26 projetos assinados por jovens talentos e nomes consagrados escolhidos pelo olhar multidisciplinar da curadoria.

Saiba mais sobre a CASACOR Pernambuco: acesse o anuário digital e as reportagens.

Mato Grosso

Depois de cinco anos, a CASACOR Mato Grosso 2023 volta a acontecer, reinserindo Cuiabá no circuito dos grandes eventos no setor com 33 ambientes. Este ano, a mostra colabora com o projeto Siminina, da Prefeitura Municipal de Cuiabá, com a ONG Lírios e com a Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicos de Cuiabá.

Continua após a publicidade

Saiba mais sobre a CASACOR Mato Grosso: acesse o anuário digital e as reportagens.

Espírito Santo

Retornando ao Clube Ítalo Brasileiro, a CASACOR Espírito Santo 2023 apresentou 28 ambientes onde as casas convencionais com divisões rígidas deram lugar a espaços integrados, como estúdios com cerca de 40 m² e lofts com aproximadamente 100 m².