Continua após publicidade

“De presente, o agora”: entenda o tema da CASACOR 2024!

Ciclos da natureza, transformações cotidianas e influência da Inteligência Artificial: descubra o que está por trás do tema das mostras de 2024

Por Redação
Atualizado em 4 dez 2023, 14h03 - Publicado em 1 dez 2023, 09h00

Que ancestrais queremos ser? Qual o legado que deixaremos para as próximas gerações e para o planeta? É com essa reflexão e provocação que toma forma o mote da CASACOR 2024, a mais completa mostra de arquitetura, arte, design de interiores e paisagismo das Américas.

O tema – que permeará todas as edições nacionais e internacionais da CASACOR no próximo ano, cujas primeiras datas já foram divulgadas – procura entender como o mundo vive o presente e enxerga o futuro.

CASACOR
(Divulgação/CASACOR)

Para os profissionais que farão parte do elenco, o desafio é grande. No Manifesto, que dá origem ao tema da campanha, a curadoria de CASACOR convida os profissionais usarem sua criatividade para responder à complexidade deste tempo. “É também uma oportunidade para refletirmos sobre o impacto de cada ação ou escolha nos projetos, sobretudo quando falamos do morar”, diz Livia Pedreira, curadora da mostra.

Continua após a publicidade

De acordo com Rodrigo Peirão, Diretor Criativo da campanha pela Agência Sharp, “De presente, o agora” transcende justamente essa divisão entre o abstrato e o concreto, manifestando-se como um conceito criativo que permeia a experiência do espaço e do ser. “Este convite à reflexão é intrínseco e profundo, onde o ‘agora’ não é apenas um instante cronológico, mas um estado de vivência pleno e atento”, reitera.

Campanha CASACOR 2024
(Agência Sharp/CASACOR)

Seus componentes visuais são fundamentais para a tradução da prática. Segundo Peirão, além da paleta de cores suaves e elementos gráficos cuidadosamente selecionados para induzir um estado de calma e reflexão, “a iconografia adotada tem relação direta com o tema, reconhecendo a beleza das transformações cotidianas, os ciclos da natureza e a influência da Inteligência Artificial nos dias atuais”.

Continua após a publicidade

Vivemos em uma era de constantes mudanças, onde o presente muitas vezes é ofuscado pela velocidade do dia a dia. Dessa forma, o mote de CASACOR convida a desacelerar. “No contexto da CASACOR, isso se reflete em uma abordagem que transcende o temporário e celebra o perene, encorajando uma apreciação mais profunda das experiências cotidianas e da beleza que pode ser encontrada na simplicidade e na autenticidade do presente”, finaliza Peirão.

Campanha - Hero 4
Imagem da Campanha CASACOR 2024. (Agência Sharp/CASACOR)
Manifesto 2024, por Livia Pedreira

O mundo olha o Brasil com esperança e fascínio, frente às ameaças de um colapso climático e humanitário. E esse olhar não poderia ser mais certeiro.

Continua após a publicidade

Por acolher em seu território a maior parte da Floresta Amazônica – precioso pulmão verde do planeta – e uma biodiversidade de magnitude ainda incalculável, o país reúne elementos para gerar a alvorada de uma inédita ordem econômica: mais verde, mais igualitária, mais diversa, mais solar.

Complexa, exuberante e contraditória, a nação brasileira enfrenta o desafio de reparar injustiças estruturais. E compor uma poderosa sinfonia com todas as vozes que foram silenciadas ao longo dos séculos.

Celeiro que alimenta o mundo, não eliminamos a fome entre nós. Somos exemplares no uso de energias limpas, mas ainda convivemos com o desmatamento ilegal e a poluição dos rios. Não escapamos do cotidiano mundial de hiperdigitalização, que não livra ninguém da ansiedade, da solidão nem da dificuldade de nos entendermos uns aos outros.

Continua após a publicidade

Entre tantos paradoxos, que embaraçam a trama da vida, é urgente repactuar o presente para inventar o futuro. Um mergulho na biodiversidade cultural em que nos movimentamos será capaz de revelar a beleza de nossa origem, feita de resiliência, alegria e encantamento. Tais habilidades, não há quem possa negar, sempre nos acompanharam. Se hoje parecem sufocadas ou esquecidas, é reconfortante saber que temos a quem recorrer.

Ainda podemos ouvir os guardiões do planeta. Aqueles que mantêm em seu estilo de vida a sabedoria necessária para curar a terra, limpar os rios, proteger as florestas e nos religar ao cosmos. Estejam eles entre árvores, no asfalto das cidades ou em centros de pesquisa.

Dessa confluência de saberes, brota a consciência inevitável de que nossas pegadas deixarão vestígios na Terra. Constatação que redobra a responsabilidade de todos com as escolhas do presente. Sempre seremos ancestrais de alguém. Que ancestral queremos ser? Certamente, seres solares. Os provedores de todas as cores da esperança.

Continua após a publicidade

 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade