Bilheteria recebe os visitantes e conta a história da sede da CASACOR MG

Espaço que dá boas vindas aos visitantes da mostra, tem assinatura de Ana Vaz e Alexandre Rousset e evoca a história do casarão

Por Blog Casa Cult Minas Atualizado em 18 fev 2020, 07h42 - Publicado em 13 set 2018, 15h37
Conheça a bilheteria da CASACOR Minas
A bilheteria da 24ª CASACOR Minas, assinada por Ana Vaz e Alex Rousset.

Antes de acolher a Bilheteria e a Loja da CASACOR Minas Gerais 2018, este espaço, assinado por Ana Vaz e Alexandre Rousset, nasceu  com o compromisso de trazer ao visitante da mostra, um registro da história que, por anos, o casarão abrigou como sede da Rede Ferroviária Federal.

A tarefa de identificar, dentro do riquíssimo acervo da Rede, quais elementos cumpririam, neste contexto, este papel de testemunho foi, ao mesmo tempo, um deleite e um exercício de desapego. Por coerência com a função do lugar, foi trazida uma delicada coleção de bilhetes dos inúmeros trechos percorridos pelos passageiros que cruzavam o país de trem.

Conheça a bilheteria da CASACOR Minas 1
As coleções de relógios e bilhetes do acervo da Rede Ferroviária.

Como protagonista absoluta do espaço, está uma galeria de relógios. Eles estão guardados em nobres caixas de madeira, personagens de outras viagens, perfilados em um ritmo insistente, transmitindo a mensagem de que “o tempo não para”.

No centro do salão, flutuando em uma trama tecida à mão em palha de seda pura, quilos e quilos de carvão impulsionam o desejo deste prédio permanecer vivo no tempo que está por vir.

Conheça a bilheteria da CASACOR Minas
As instalações de carvão por Ana Vaz.

Este ambiente construído pela perspectiva da cenografia, parece não aceitar móveis, se não os bancos Terrão de Domingos Tótora ― esculturas moldadas à mão a partir de papel Kraft reciclado e tingidas em pigmento de terra natural.

Conheça a bilheteria da CASACOR Minas 2
Ao fundo, abaixo dos relógios, um dos bancos Terrão, de Domingos Tótora.

O conceito de A Casa Viva, proposto para esta edição da CASACOR, estende-se aqui, para o território da memória. Insistir em estar neste Casarão, persistir em preservá-lo, prosseguir defendendo sua história, dividir seu espaço com outras vontades é entendê-lo vivo, pulsante, protagonista de si mesmo e personagem da cidade!

Conheça a bilheteria da CASACOR Minas 3
Na loja da bilheteria, produtos com curadoria da Acaiaca Design, projeto de iluminação por Mariana Novaes (Atiaîa Design) e marcenaria com assinatura da M Ferrari.

SERVIÇO CASACOR Minas Gerais 2018

QUANDO?

De 7 de agosto a 16 de setembro de 2018

Continua após a publicidade

Terça a sexta das 15h às 22h;

Sábado das 13h às 22h;

Domingo e feriados das 13h às 19h;

ONDE?

Rua Sapucaí, 383 – Belo Horizonte – MG

QUANTO?

Entrada inteira: R$50

Meia-entrada: R$25

Adquira seu ingresso online clicando aqui!

Continua após a publicidade
Publicidade