Continua após publicidade

As ações sustentáveis da CASACOR São Paulo após o fim da mostra

Desde a montagem, exibição e até na desmontagem, a CASACOR se preocupa em criar processos sustentáveis com foco na economia circular

Por Redação
12 out 2023, 20h00

Além de ser reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design, a CASACOR é também referência por suas ações sustentáveis. Na CASACOR São Paulo, mesmo após o fim da mostra, a agenda de sustentabilidade não teve folga.

Prova disso está atestada no Relatório de Sustentabilidade 2022, no qual a organização lista as conquistas e contribuições diretas da marca, como também os resultados relacionados às questões ambientais e sociais.

As ações sustentáveis da CASACOR São Paulo

 

Projeto casa 4 m² Ester Carro Fazendinhando Paraisópolis Jardim Colombo
(Ondenoir/CASACOR)

Nas últimas semanas, o principal parceiro social da CASACOR São Paulo, o Instituto Fazendinhando, entregou a reforma de uma casa de 4 m² para o morador Francisco da Silva, conhecido como Tiquinho, na região do Jardim Colombo, em Paraisópolis.

Ester Carro - Espaço Motirõ. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. Na foto, loft com beliche, canto alemão e armário com pintura indígena.
Ester Carro – Espaço Motirõ. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. (André Mortatti/CASACOR)

A residência foi criada utilizando materiais retirados diretamente do projeto de Ester Carro na CASACOR São Paulo 2023: o Espaço Motirõ.

Continua após a publicidade
ARQTAB | Maycon Fogliene - A Casa do Ser. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. Na foto, sala de jantar integrada ao estar com estante, mesa redonda e bar. Cozinha acessível com bancada.
ARQTAB | Maycon Fogliene – A Casa do Ser. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. (Amanda Bibiano/CASACOR)

A equipe da ARQTAB também fez sua contribuição. Audrey e Tamires, à frente do estúdio, assinaram o projeto A Casa do Ser, pautado em inteligência artificial com o objetivo de trazer mais acessibilidade e praticidade a uma pessoa com mobilidade reduzida.

ARQTAB | Maycon Fogliene - A Casa do Ser. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. Na foto, sala integrada com a cozinha e jantar. Sofá branco, estante e teto de fibra.
ARQTAB | Maycon Fogliene – A Casa do Ser. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. (Amanda Bibiano/CASACOR)

Após a mostra, as arquitetas retiraram revestimentos, cobogós, fiação, acabamentos elétricos e bancadas em caráter de doação. Boa parte dos produtos usados no espaço também tiveram como destino as casas dos colaboradores da equipe civil, que auxiliaram na construção do ambiente.

Nossa Galeria, projeto de Bruna Dória para a CASACOR Bahia 2023. Na foto, escada com gallery wall e espaço para leitura.
Nossa Galeria, projeto de Bruna Dória para a CASACOR Bahia 2023. (Gabriela Daltro/CASACOR)

Outras ações de impacto social aconteceram durante o evento deste ano, começando com a venda de ingressos para a avant-première em parceria com o Diversa, Arte e Cultura (DAC), uma organização social voltada para a promoção da diversidade humana, e doações para o Instituto Fazendinhando na quantia de R,00 a cada ingresso vendido.

Continua após a publicidade
Gabriel Ramires, José Carrari Filho e Stephanie Ribeiro - KU'YA. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. Na foto, home office com mesa, cadeira, quadro e tecido no teto.
(André Scarpa/CASACOR)

Um conjunto de palestras, cursos e capacitação também fez parte da agenda sustentável com os principais patrocinadores para debater temas relacionados a sustentabilidade e promover melhorias, assim como visitas acessíveis e gratuitas mais de 1.600 alunos das ETEC’s de São Paulo.

Por fim, e não menos importante, a CASACOR São Paulo conquistou o Certificado Lixo Zero pelo terceiro ano consecutivo e o inédito Selo de Acessibilidade em um evento focado no Carbono Zero.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade