Continua após publicidade

Conheça a casa de 4 m² reformada por Ester Carro, em Paraisópolis

Por meio de uma campanha criada em parceria com a Ong. Fazendinhando, a arquiteta arrecadou o necessário para a reforma da morada de Francisco da Silva

Por Cristina Bava
Atualizado em 10 out 2023, 20h27 - Publicado em 20 set 2023, 09h00

Em 2022, a ONU divulgou dados alarmantes: mais de 1 bilhão de pessoas vivem em favelas e moradias precárias no planeta. Sem planejamento urbano, muitas cidades cosmopolitas deixam à margem as populações mais pobres pois na prática não há opções de moradia acessível. As favelas e comunidades são os espaços destinados aos menos favorecidos.

Conheça a casa de 4 m² reformada por Ester Carro, em Paraisópolis

Essa é realidade da casa de Francisco da Silva, mais conhecido como “Tiquinho”, morador do Jardim Colombo, bairro de Paraisópolis, trabalhador de reciclagem de 58 anos. Com 4 m², a mini casa de Tiquinho estava em condições extremamente insalubres. Além da ausência de água encanada e esgoto (não havia banheiro), o espaço estava com infiltrações, entulho e falta de ventilação. Veja aqui como era a casa.

Projeto casa 4 m² Ester Carro Fazendinhando Paraisópolis Jardim Colombo

Mas a moradia que parecia invisível não passou desapercebida pela arquiteta, ativista e presidente da Ong Fazendinhando, Ester Carro. O projeto arquitetônico criado por Ester envolveu a comunidade, atraiu doações e mudou não só a residência mas seu entorno. Além do banheiro, com chuveiro, pia e vaso sanitário (projeto de hidráulica), que foi instalado com a doação da área abaixo da escada pela vizinha, a casa recebeu tratamento das infiltrações, ajuste na parte elétrica, reboco, tinta e piso, além uma escada “tipo” Santos Dumond desenhada pela arquiteta e um mezanino para acomodar a cama.

Continua após a publicidade

Projeto casa 4 m² Ester Carro Fazendinhando Paraisópolis Jardim Colombo

Toda a reforma, marcenaria e ampliação foram o resultado do trabalho de Ester, que desde de janeiro saiu em busca de parcerias para viabilizar o projeto. As doações foram de pessoas e também empresas. Para a realização da obra, além das Fazendeiras (mulheres da comunidade formadas para trabalhar na construção civil), Gilvan Barbosa e mais um grupo de moradores participaram da empreitada. A SUM Engenharia entrou com a doação de materiais e a Plataforma Caos Planejado se juntou ao grupo para ativar as colaborações. A CASACOR que doou os pisos e o armário de madeira da cozinha/sala ainda entrou com uma parte dos recursos para a execução da reforma e ampliação.

A casa, prontinha, foi entregue na segunda-feira (11 de setembro).

Projeto casa 4 m² Ester Carro Fazendinhando Paraisópolis Jardim Colombo
Inauguração da nova mini casa do Tiquinho, no Jardim Colombo. (Onenoir/CASACOR)

“É com muita alegria e um misto de diferentes sensações que compartilho com muito amor um pouquinho do resultado da #CASADOTIQUINHO, a menor casa de alvenaria do Brasil! A casa que antes tinha apenas 4m2 foi reformada e ampliada! Tiquinho agora tem um verdadeiro lar, com conforto, dignidade e qualidade estética! O que parecia impossível, tornou-se possível com o CONHECIMENTO TÉCNICO e as MÃOS de diferentes pessoas! O tamanho é só um detalhe, é nessa Arquitetura que acredito, uma arquitetura para TODOS!”, afirma Ester Carro pela rede social.

Projeto casa 4 m² Ester Carro Fazendinhando Paraisópolis Jardim Colombo Onenoir
Ester Carro, Maria Silvia Ferreira, Francisco da Silva, Gilvan, Tania Cesario. (Onenoir/CASACOR)

As fotos foram cedidas pelo fotógrafo: @onenoir_photo

Conheça a equipe de trabalho liderada por Esther Carro e os parceiros que ajudaram a tornar este projeto possível: Gilvan Barbosa, Taina Cesario, Maria Gorete, Maria Silvia Ferreira e Samara de Jesus e aos apoiadores SUM Engenharia, Caos Planejado, União Jardim Colombo, CASACOR,  RPN Cobogó, Kelly Farias, Fernanda Aidar e Rodrigo Faustino de Jesus.

Publicidade