Artboard Created with Sketch.

Maritza Caneca faz instalação na piscina do Copacabana Palace

Neste domingo (09) a artista carioca apresenta mosaico de fotos e projeções durante obras de modernização da icônica piscina do Copa

 

Com curadoria de Vanda Klabin, em parceria com o hotel, Maritza Caneca foi convidada para desenvolver uma instalação na piscina do Belmond Copacabana Palace. Para isso, esteve diversas vezes no hotel em busca de todos os detalhes da geometria da piscina. Nas sessões, feitas de dia e à noite, capturou os ângulos e transformou tudo em um grande mosaico com mais de 78 fotos, todas de 60 x 60 cm, que foram impressas sobre azulejo e colocadas em um painel em frente ao restaurante Cipriani.

“Quando fui convidada para este projeto, pela Andréa Natal, aceitei na mesma hora. Jamais perderia a oportunidade de fotografar a piscina mais emblemática do Brasil”, diz Maritza Caneca.

Ela também registrou em vídeo a piscina ainda em funcionamento. Para não perder o clima mágico do Copa, imagens e som de água serão projetadas no piso que dá acesso ao restaurante e ao anexo do hotel. “Maritza Caneca trabalha poeticamente a memória da piscina a partir de um mosaico de imagens clicadas por suas lentes em momentos diferenciados”, revela a curadora Vanda Klabin.

A artista que se dedica a fotografar piscinas por todo o mundo, já esteve em Israel, nos Estados Unidos, na Suíça, em Cuba e até clicou o espelho d´água mais antigo de Lisboa. Ano passado apresentou seu trabalho em exposição individual no Paço Imperial e em 2017 levou suas piscinas para mostra em Miami e feira internacional em Nova York. O trabalho de Maritza Caneca também poderá ser conferido por quem transita pelo bairro. Oito vitrines de frente para a Avenida Nossa Senhora de Copacabana reunirão fotografias da artista com os detalhes da piscina.

Inaugurada em 1935, a piscina do Copa rapidamente tornou-se parte da paisagem da cidade. Palco de mergulhos famosos, como os de Janis Joplin e Lady Di, e cenário de festas inesquecíveis, o espelho d´água passará por mais uma modernização e, dentre as novidades, ganhará borda infinita. Durante 45 dias, o espaço no entorno da piscina estará em obras, mas não vazio.

A artista é representada pela galeria Anita Schwartz, no Brasil, e pela Bossa Gallery, em Miami.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s