Plástico retirado do oceano é transformado em próteses para crianças

Million Waves Project é uma organização de caridade, desenvolvida pelo casal Laura e Chris Moriarity. Conheça mais sobre essa linda iniciativa:

Por Evelyn Nogueira - Atualizado em 17 fev 2020, 16h46 - Publicado em 9 nov 2018, 15h19
Divulgação/CASACOR

O problema do plástico nos oceanos é um dos mais assustadores em termos de poluição ambiental. Se não mudarmos nossos hábitos, em 2050 o oceano vai ter mais plástico do que peixes. O plástico, inclusive, já faz parte de nossa alimentação. No início de outubro, a revista Environmental Science and Technology publicou uma pesquisa sobre o assunto: mais de 90% do tempero vendido ao redor do mundo têm microplásticos. Calcula-se que, em média, é possível que uma pessoa ingira 2 mil microplásticos – somente a partir dos temperos – em um ano.

Reprodução/CASACOR

Formas de reparar e reverter esse cenário surgem em diversos lugares ao redor do mundo. Uma delas é a iniciativa Million Waves Project, uma organização de caridade, que faz próteses para crianças com o plástico retirado dos oceanos.

Laura e Chris Moriarity Divulgação/CASACOR

Laura e Chris Moriarity ajudam crianças carentes ao redor do mundo e em apenas uma tacada, solucionam dois problemas. O plástico é retirado do oceano, cortado à mão pelo casal, e pulverizado em um triturador de papel. A mistura gerada pelo aparelho segue para uma impressora 3D, onde são feitas as próteses.

Para localizar as crianças que não podem arcar com os custos das próteses, Chris e Laura criaram um aplicativo, que encontra pessoas necessitadas de ajuda. Isso também permite que as próteses sejam personalizadas, de acordo com a necessidade e tamanho de cada criança.

Divulgação/CASACOR

Como a matéria prima é barata, as próteses custam entre 45 a 170 dólares, e são financiadas através de doações, patrocínios e vendas de chaveiro no site da instituição. Desde abril de 2018, quando começou, o Million Waves Project já entregou 18 próteses para crianças. O próximo passo do casal é comprar um triturador de tamanho comercial, para decuplicar a produção.

Continua após a publicidade
Publicidade