Artboard Created with Sketch.

Em meio a Mata Atlântica, São Paulo ganha novo parque ecológico

Localizado em São Bernardo do Campo, o parque abre ao público no próximo dia 29 de novembro!

 (Reprodução/CASACOR)

Preservar e educar por meio do conceito de desenvolvimento sustentável e da filosofia japonesa do Mottainai – que procura eliminar o desperdício. Esses são os pilares do Parque Ecológico Imigrantes, projetado e construído respeitando princípios ambientais, que inaugura no próximo dia 29 de novembro!

Com uma área total de 484 mil m² de mata preservada, dedicada a ampliar a compreensão do meio ambiente e sua importância na sociedade, o parque está localizado no Coração da Mata Atlântica.

O PEI promoverá projetos educativos e transformadores, que mostram uma nova forma de se relacionar com a natureza. O papel do parque se torna estratégico e muito relevante, uma vez que a Mata Atlântica está muito degradada – e não damos a devida importância no contexto ambiental internacional.

 (Reprodução/CASACOR)

O projeto da reserva atende aos mais altos requisitos de órgãos ambientais, nacionais e internacionais. Pensado, projetado e construído respeitando princípios socioambientais, a inclusão social é intimamente relacionada à conservação do meio ambiente. A construção foi feita em parceria à Fundação Kunito Miyasaka, ligada à comunidade japonesa no país. Com um investimento de R$14 milhões, o objetivo do parque é preservar a reserva natural e incentivar pesquisas de educação ambiental.

Este é o primeiro parque do mundo que conquistou a certificação internacional AQUA-HQE, da Fundação Vanzolini. Em 2017, a Casa Sustentável da CASACOR São Paulo recebeu o mesmo selo.

Cris Ferraz, Manuel Carlos Reis Martins, Mariana Crego e Livia Pedreira

Cris Ferraz, Manuel Carlos Reis Martins, Mariana Crego e Livia Pedreira (Rafael Renzo/CASACOR)

As formas, volumes e estruturas do local valorizam e permitem a contemplação da natureza, causando o menor impacto possível ao meio ambiente: na construção da passarela elevada, o principal local de circulação das pessoas, madeira plástica foi usada na construção. Esse material possui alta resistência à umidade e exige baixa manutenção; um sistema fotovoltaico e eólico fornece energia ao arque, com três horas de autonomia, alimentando a rede de energia e iluminação.

Os sistemas estão em locais que o visitante pode observar a geração de energia através de fontes alternativas e limpas. A gestão de resíduos também é um assunto relevante: mais de 92% das sobras de obra foram valorizadas e reutilizadas, muitas delas se tornando material para construção.

 (Reprodução/CASACOR)

Os visitantes poderão desfrutar de seis trilhas distintas, que são noções sobre as especificidades da flora, além de história de interferência antrópica na região. As trilhas são curtas e têm poucos obstáculos.

Além disso, o parque é totalmente acessível: além de dois elevadores, plataformas, rampas de acesso, bondinhos em planos inclinados e corrimões fazem parte da construção. Recursos eletrônicos de áudio e uma trilha sensorial ainda permitem que deficientes visuais e pessoas com necessidades especiais desfrutem do convívio da natureza.

 (Reprodução/CASACOR)

O parque está localizado no quilômetro 34,5 da rodovia dos Imigrantes, no sentido São Paulo, próximo ao bairro Curucutu, em São Bernardo. As visitas gratuitas poderão ser agendadas a partir de dezembro, através do site.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.