Conheça o tijolo ecológico feito com plástico retirado dos oceanos

O plástico representa 80% de todo o lixo encontrado nas águas. Pensando nisso, uma startup desenvolveu uma tecnologia para reaproveitar o material

Por Yeska Coelho Atualizado em 9 mar 2022, 17h17 - Publicado em 11 mar 2022, 15h00
Tijolo ecológico feito com plástico retirado dos oceanos
Divulgação/CASACOR

A poluição nos oceanos é um problema sério: segundo um estudo global publicado na revista científica Nature, o plástico representa 80% de todo o lixo encontrado nas águas –  em especial sacolas e garrafas plásticas. Existe um trabalho intenso para fazer a limpeza dos oceanos e retirar o lixo, mas o que pode ser feito com ele? Para a startup norte-americana ByFusion, é possível criar tijolos.

O engenheiro neozelandês Peter Lewis desenvolveu uma tecnologia para transformar o plástico em blocos. Trata-se de uma plataforma modular que comprime o material, e os blocos se encaixam como legos.

A startup afirma que a fabricação do tijolo ecológico, batizado de “Replast“, tem uma emissão de gás carbônico 95% menor do que a do tijolo de cerâmica; e ele pode ser utilizado em diversos projetos, seja de casas ou edifícios, pois são muito duros e resistentes.

Continua após a publicidade

Publicidade