Retrospectiva Toninho Noronha: relembre as participações na CASACOR

Selecionamos sete projetos exibidos na CASACOR em que o arquiteto dita tendências com seu visual contemporâneo

Por Yeska Coelho Atualizado em 4 mar 2021, 12h14 - Publicado em 2 mar 2021, 10h45

Com um toque de modernidade a cada novo projeto, Toninho Noronha mostra todo o seu talento e versatilidade na hora de criar. Suas composições visionárias, que ditam tendências, são as marcas registradas do arquiteto.

Toninho Noronha casacor 2014
Kiko Masuda/CASACOR

Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, o arquiteto investe em uma atmosfera mais contemporânea em todos os seus projetos. E isso se reflete na sua participação na CASACOR.

Toninho Noronha
Divulgação/CASACOR

O arquitetou já marcou presença em 20 edições do CASACOR São Paulo, e fez parte, inclusive, da primeira edição do evento. Além disso, teve presença em uma das mostras também no CASACOR Rio de Janeiro. A seguir, iremos relembrar 7 trabalhos já apresentados.

CASACOR 2001

casacor 2001 toninho noronha suíte
Divulgação/CASACOR

Já em 2001, Toninho Noronha previa que integrar um escritório junto ao quarto seria uma boa pedida. Com um ar futurista, o espaço mostrou que é possível ser versátil, acolhedor e de quebra com um design inspirador que reflete a elegância de seus trabalhos.

Ideias espertas incorporadas no projeto podem ser vistas bem aqui: seja na prateleira de acrílico e laca cinza lado da cama elevada.

CASACOR 2008

CASACOR TONINHO NORONHA 2008
João Ribeiro/CASACOR

Investindo em uma base contemporânea, Toninho Noronha mostrou que consegue surpreender. Traços retos, volumes diversos e materiais arrojados compõe o Quarto do Casal e criam um mix equilibrado de cores e texturas.

“Criei um espaço para um casal jovem que quer viver no terceiro milênio com luxo puro, sem abrir mão da praticidade que a modernidade oferece.”, afirma o arquiteto.

CASACOR 2008 Toninho Noronha
João Ribeiro/CASACOR

A escolha do dourado em contraponto ao bege foi a estratégia de Toninho para criar uma base neutra e aconchegante, mas com um toque moderno, lançando mão de uma cor que é simplesmente “um clássico” na visão do especialista.

CASACOR 2009

loft do casal casacor toninho noronha 2009
João Ribeiro/CASACOR

Batizado de Loft do Casal, o espaço é uma edícula anexada à casa de campo para desfrutar momentos a sós ou entre amigos.

Apostando em um visual rústico chique, traços de contemporaneidade foram incorporados para deixar o espaço com leveza e aconchego.

casacor 2009 lof do casal toninho noronha
João Ribeiro/CASACOR

O espaço foi concebido com cores neutras – preto, branco, bege, marrom – e materiais rústicos, como granito bruto, madeira de demolição e couro envelhecido.

casacor toninho noronha 2009
João Ribeiro/CASACOR

A sala de estar foi integrada junto a sala de jantar, lareira e cozinha. Dessa forma, tornando o espaço mais acolhedor e intimista.

Continua após a publicidade

CASACOR São Paulo 2010

casacor 2010 toninho noronha
João RIbeiro/CASACOR

Os 70 m² foram muito bem aproveitados nesse loft criado para uma pessoa jovem, de pouco mais de 20 anos. A composição investiu em cores contrastantes à base neutra, com padrões diferenciados e estampas da moda.

A ideia era criar um espaço confortável e bonito, mas acima de tudo prático para uma jovem que trabalha e quer estar mais próxima dos seus clientes.

CASACOR TONINHO NORONHA - 2010
João Noronha/CASACOR

O ambiente integra quarto, sala de estar, home office, banheiro e cozinha de forma harmoniosa. Uma atmosfera feminina misturando tecidos florais e tons de verde faz bonito e deixa o espaço mais personalizado.

CASACOR 2014

CASACOR TONINHO NORONHA 2014
Kiko Masuda/CASACOR

Fortemente influenciado por um estilo Art Déco, dos anos 30, Toninho Noronha inovou com peças modernas em um espaço bastante contemporâneo.

“O Art Déco é um dos estilos que mais sobreviveu ao tempo pela atualidade de seus desenhos e formas”, diz Toninho, “os tijolos de vidro nas paredes, os peitoris em ferro das janelas com motivos geométricos, de natureza abstrata (folhagens) e de listras verticais, a linda cor verde disto tudo, são elementos muito marcantes do estilo e que nortearam todo o projeto”.

O chamativo carpete (Santa Mônica) rouba a cena e se destaca no espaço. Ele foi encomendado sob medida para o evento e contou com uma estampa desenhada por Toninho em parceria com o arquiteto Renato Andrade.

CASACOR 2015

suite master toninho noronha casacor 2015
Kiko Masuda/CASACOR

De volta às suas raízes, Noronha resgata sua paleta clássica em tons de cinza – do claro até o grafite. Ainda assim, a composição contou com uma inesperada combinação de dourado, bronze e azul.

De acordo com Toninho, “o melhor da nossa brasilidade é a nossa mistura de culturas, de raças, de estilos e de conceitos. A mistura do que é original da nossa terra com o que conseguimos absorver do resto do mundo, e foi neste aspecto que me inspirei”.

suite master toninho noronha casacor 2015 banheiro
Kiko Masuda/CASACOR

Além do quarto, a suíte inclui uma sala de banho com closet e um pequeno espaço para home office. Tudo sem divisórias óbvias para não comprometer a circulação e o layout dos móveis.

CASACOR 2017

CASACOR TONINHO NORONHA - 2017
Kiko Masuda/CASACOR

A Sala de Jantar feita por Toninho se apegou ao conceito de “simplicidade, conforto e leveza” e teve sucesso em conciliar esses três pilares.

“Não gosto de seguir tendências pois elas engessam a criatividade e tornam o ambiente temporal. Mas claro que as tendências acabam norteando o projeto de uma forma ou outra, e não há problema nenhum nisto, desde que aconteça de forma natural, não forçada, pois o ‘morar’ deve ser agradável e leve”, diz Toninho Noronha.

Para o arquiteto, após décadas de individualismo, a proposta do espaço é criar uma atmosfera acolhedora, integrando o ambiente para compartilhar experiências.

Continua após a publicidade
Publicidade